Criptomoedas

Metaverso: roubos de identidade podem ser um problema diz Europol

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O metaverso, pode se tornar um dos ambientes mais propensos e inseguros para o roubo de identidade segundo relatório da Europol.

Essa modalidade seria uma das principais e mais perigosas que surgirão com a popularização do metaverso.

O relatório chamado “Policing in the Metaverse”, elaborado pelo Laboratório de Inovação da Europol, afirma que com as credenciais de identificação dos usuários, os criminosos serão capazes de assumir identidades alheias de forma totalmente convincente.

Não só isso, eles também poderiam ter acesso a dados pessoais, recursos financeiros e redes sociais das vítimas.

“Acredito que é importante que a polícia antecipe as mudanças nos ambientes reais ou virtuais em que deve fornecer segurança e proteção. O metaverso trará novas formas de interação e novos mundos virtuais para viver, potencialmente transformando nossas vidas, assim como a internet fez nas últimas três décadas.”

Destacou a diretora-executiva da Europol, Catherine De Bolle em reportagem da Forbes Tech.

O relatório reconhece que as leis atuais são insuficientes e não são capazes de dar conta dos riscos à segurança e à atividade de criminosos em ambientes virtuais imersivos.

Por fim, ataques do tipo ransomware também estarão entre as preocupações crescentes das autoridades, destaca o relatório.

Fernando Américo
Fernando Américo
Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvol