Versão genérica

Na corrida do Ozempic, Cimed anuncia "canetinha amarela"

A Cimed está na corrida para lançar sua versão genérica da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, após o fim da exclusividade da dinamarquesa Novo Nordisk.

Na corrida do Ozempic, Cimed anuncia "canetinha amarela"
  • Cimed planeja lançar versão genérica da semaglutida após quebra de patente
  • Empresa investe em 130 novos produtos no segmento de consumo
  • Expansão industrial inclui nova fábrica no Nordeste até 2026

A Cimed está na corrida para lançar sua versão genérica da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, após o fim da exclusividade da dinamarquesa Novo Nordisk em 2025.

“Queremos ter uma canetinha amarela o mais rápido possível”, declarou João Adibe, CEO da empresa, destacando a identidade visual da marca.

A farmacêutica vê na substância, usada para tratar obesidade, uma oportunidade para ampliar o acesso ao medicamento. E, dessa forma, impulsionar o crescimento dos negócios.

Expansão do portfólio farma

A semaglutida integra o pipeline de 150 produtos que a divisão farmacêutica da Cimed pretende lançar nos próximos cinco anos.

Adibe enfatizou que a empresa planeja aproveitar o fim de patentes de outras grandes categorias até 2026, posicionando-se com versões genéricas de alto potencial de vendas. O objetivo é diversificar o portfólio para atingir R$ 5 bilhões em faturamento ainda este ano. Além de alcançar R$ 10 bilhões até 2030.

Enquanto aguarda a quebra de patentes, a Cimed aposta em sua divisão de consumo, responsável por mais de 60% da receita. A meta é lançar 130 novos produtos em 2025, sendo mais de 70 já no primeiro trimestre.

A Carmed, tradicional marca de protetores labiais, agora abrange enxaguantes bucais, cremes dentais, maquiagens e perfumes. Já a linha Lavitan entrará no segmento de bebidas proteicas, isotônicos e whey protein gaseificado. Dessa forma, ampliando a presença da empresa fora das farmácias.

Investimentos em infraestrutura e marketing

Para sustentar a expansão, a Cimed investirá R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos em pesquisa, desenvolvimento, estrutura fabril e marketing. A planta de Pouso Alegre (MG), inaugurada em 2022, está em fase de ampliação. Enquanto, uma nova fábrica dedicada à linha de higiene e beleza será construída na região Nordeste, com obras iniciando em 2025 e inauguração prevista para 2026.

Maior evento farmacêutico da América Latina

Neste fim de semana, a Cimed apresentará seus planos durante o MSA (Meu Sangue Amarelo), evento inspirado em encontros como a Expert XP e o VTEX Day.

Com expectativa de reunir 30 mil pessoas, o summit busca conectar a empresa a fornecedores e parceiros estratégicos. Assim, consolidando a marca como referência no setor farmacêutico nacional.

Com foco na inovação e no acesso a medicamentos e produtos de consumo, a Cimed avança para dobrar de tamanho até 2030, consolidando-se como uma das principais farmacêuticas do país.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ