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Natura (NTCO3) e Avon estão entre as empresas mais responsáveis do Brasil, segundo o Ranking Merco ESG

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Natura mantém a liderança e Avon entra no Top 5 pela primeira vez como uma das organizações mais bem avaliadas em ESG pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa de 2021

Natura e Avon foram reconhecidas pelo Ranking Merco Responsabilidade ESG entre as empresas mais responsáveis do Brasil em 2021. Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020. A divulgação do resultado ocorreu nesta última quarta-feira (29), em webinar organizado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, que contou com a participação de Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura Brasil, e Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil.

“Esse reconhecimento é uma honra e uma alegria para nós. A Natura tem uma trajetória de pioneirismo na implementação de um modelo de negócios que transcende a geração de lucro e que busca promover maior valor compartilhado para todos os atores envolvidos em sua cadeia de valor. Acreditamos que as empresas podem e devem ser agentes de transformação social. Por isso, por meio de nossas práticas, marcas e portfólio, seguiremos engajando a sociedade e o mercado em prol de um mundo mais sustentável e próspero para todos”

afirma Agenor.

“Estamos muito orgulhosos com a evolução da reputação e responsabilidade da Avon nos últimos anos, uma companhia que há mais de um século busca contribuir com o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da democratização da beleza. O mundo vem vivenciando tempos desafiadores e, para nós, é muito satisfatório mostrar que é possível gerar impactos positivos por meio dos negócios, visando uma sociedade cada vez mais inclusiva e respeitosa”

completa Daniel.

O ranking é elaborado pelo Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), que realiza a análise reputacional de companhias com base em uma metodologia pública e diversos públicos avaliadores, tais como diretores de empresas, acadêmicos, ONGs, representantes do governo, consumidores, entre outros. A avaliação também segue as normas e códigos da ESOMAR, organização associativa para pesquisadores do mercado. Além disso, trata-se do primeiro monitor auditado do mundo graças à verificação independente realizada pela KPMG, empresa prestadora de serviços de auditoria e consultoria.

Compromisso histórico

Presente na Amazônia há mais de 20 anos, a Natura desenvolveu um modelo de negócios inovador que busca a valorização da economia da floresta em pé a partir da união entre ciência, natureza e conhecimento tradicional, estabelecendo assim um círculo virtuoso baseado na sociobiodiversidade brasileira e no desenvolvimento socioeconômico da sua rede de parceiros, consultoras e colaboradores.

Com esse modelo, desde 2011, a Natura já movimentou R$ 2,55 bilhões de reais em volume de negócios na região. Atualmente, mantém relacionamento com 85 cadeias da sociobiodiversidade e desenvolveu 41 bioingredientes, gerando renda para mais de 8 mil famílias de comunidades extrativistas e contribuindo para a conservação de 2 milhões de hectares de floresta na Amazônia.

Em 2020, Natura &Co, grupo do qual faz parte ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop, firmou a Visão 2030, chamada de Compromisso com a Vida. Trata-se de um plano abrangente com metas ambiciosas para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, como as mudanças climáticas, a violação dos direitos humanos e o desmatamento na Amazônia. Entre as metas, está ampliar a área de conservação para 3 milhões de hectares até 2030, além de contribuir para zerar o desmatamento até 2025 via mobilização de públicos.

Recentemente, a Natura apresentou o primeiro Integrated Profit & Loss (IP&L), metodologia de valoração que integra ganhos e perdas para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação. A ferramenta permite contabilizar, além dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana. O IP&L mostra que, em 2021, toda a operação da marca Natura gerou R$1.5 em benefícios para a sociedade para cada R$1 de receita. Na Amazônia, o retorno em valor social para cada R$1 aportado na região é de R$ 8,6.

Jornada de transformação

Desde que entrou no grupo Natura &Co, em 2020, a Avon vive uma intensa jornada de transformação, evidenciando seu lado mais ativista, inovador e digital por meio da campanha de reposicionamento, que celebra a autoestima e conquistas de grupos minoritários, o empreendedorismo feminino, a desconstrução de padrões de beleza e a diversidade e inclusão como parte do seu DNA.

No mesmo ano, a empresa lançou o movimento #EssaéMinhaCor, buscando ampliar a equidade étnico-racial dentro e fora da companhia. Para isso, a marca divulgou, também, o seu Compromisso Antirracista, que apresenta uma série de metas para campanhas e um portfólio de maquiagem e mais inclusivos, para apoio ao empreendedorismo negro feminino e para a expansão da representatividade negra entre colaboradores e lideranças. Como continuação desse movimento, a empresa criou, em 2021, o Projeto DIVA, que engloba várias iniciativas internas e externas para atrair, reter e desenvolver profissionais negros na Avon, incluindo bancos de talentos, letramento racial corporativo, mentorias, capacitações e ações para aproximar recrutadores de profissionais negros no LinkedIn, como o Minha Cor S.A.

Atualmente, a multinacional de cosméticos é também a companhia que mais investe em causas prioritárias para o público feminino no país. Por meio do Instituto Avon, seu braço social no enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e na detecção precoce do câncer de mama, a empresa já impactou positivamente mais de 6 milhões de mulheres desde 2003. No início da pandemia de Covid-19, a organização também foi responsável pelo movimento #IsoladasSimSozinhasNão, criado para frear a alta de casos de violência de gênero diante do distanciamento social por meio de doações a grupos de apoio e abrigos para vítimas, campanhas de conscientização e ferramentas de suporte e orientação para colaboradoras e integrantes da sua força de vendas em situação de vulnerabilidade.