O Opera, navegador popular entre usuários de criptomoedas, anunciou uma parceria com a OpenAI, laboratório de pesquisa em inteligência artificial responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT.
A colaboração permitirá que a Opera acesse os modelos de IA da OpenAI, além de suporte personalizado da equipe de pesquisa da empresa. Com isso, a Opera planeja integrar IA e tecnologias de computação generativa em seus produtos, reformulando a experiência do usuário.
Segundo a empresa, parte desse processo já foi iniciado com a integração de criptomoedas e soluções baseadas em blockchain. A Opera anunciou recentemente seus planos de adicionar serviços populares de conteúdo gerado por IA à barra lateral do navegador, além de novos recursos que interagirão com esses recursos gerados por IA.
Entre os primeiros recursos a serem testados está um novo botão “Encurtar” na barra de endereços que poderá usar a IA para gerar resumos curtos de qualquer página da web ou artigo. Para Krystian Kolondra, EVP PC Browser and Gaming da Opera, a parceria com a OpenAI permitirá que a Opera reformule as próximas versões de seus navegadores para PC e celular de acordo com as necessidades das futuras versões da Web, incluindo a Web3.
De acordo com a Opera, a colaboração com a OpenAI é parte de seus esforços na construção da Web3 e do futuro da internet. A empresa espera que, com a integração da IA generativa em seus produtos, seus usuários possam aproveitar o potencial da IA da melhor maneira possível.