
A Neoenergia (NEOE3) abriu um novo centro de operações na Bahia com foco em atividades de distribuição. Dessa forma, o objetivo principal do projeto é centralizar o atendimento da concessionária Neoenergia Coelba. O projeto exigiu um investimento total de R$ 6 milhões. Assim sendo, vale destacar que o sistema permitirá um monitoramento em tempo real da rede elétrica na região.
“Unificamos nossa operação e a gestão do sistema elétrico. Assim, viabilizamos mais confiabilidade no fornecimento de energia aos baianos, que têm a garantia do mesmo atendimento, em qualquer localidade do estado.”
disse Luiz Antonio Ciarlini, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.
Além disso, vale destacar que o centro de operações traz mais tecnologia ao monitoramento de rede elétrica. Dessa forma, vale destacar o self-healing, uma tecnologia capaz de retomar o fornecimento de energia após uma interrupção em no máximo 15 segundos. Isto é, assim que a tecnologia identifica uma interrupção, ela isola de forma automática a região e a reconecta na rede através de outro caminho. Portanto, permitindo o retorno de forma imediata
O início da operação em Jalapão
Há poucos dias, a Neoenergia informou que a linha de transmissão de Jalapão entrou em operação comercial. De acordo com a companhia, a linha conta com 728 km (quilômetros) de extensão. Dessa forma, esta é a maior linha em operação da companhia, passando pelos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
Além disso, a Neoenergia informou que o lote de Jalapão possui uma RAP (receita anual permitida) de R$ 149 milhões. Sua entrega foi feita 15 meses antes do previsto e economizou 34% do capex estimado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Portanto, por meio desta entrega a Neoenergia finaliza todos seus projetos arrematados no Leilão de Dezembro de 2017.
“A antecipação da entrega reforça, mais uma vez, a capacidade da Neoenergia em executar seu plano estratégico e o seu compromisso com a taxa de retorno dos projetos.”
disse a companhia em comunicado ao mercado.