A Neogrid (NGRD3) reportou lucro líquido de R$ 3,9 milhões no primeiro trimestre de 2022 (1T22). Isto é, valor 37,8% menor do que os R$ 6,334 milhões aferidos no mesmo período do ano passado.
Assim sendo, a receita líquida consolidada subiu 11,3%, para R$ 64,923 milhões no 1T22, contra R$ 58,3 milhões do 1T21.
Desse modo, a Neogrid defende que apesar da alta da receita, ela foi impactada negativamente por uma pior conversão dos contratos internacionais. Ou seja, uma vez que a cotação média do dólar foi 9% inferior entre os períodos, e também por um ritmo menos acelerado de vendas nos primeiros meses de 2022.
Nesse sentido, ao excluir itens como amortização de mais-valia e o Ajuste a Valor Presente (AVP) dos investimentos, apurou-se Lucro Líquido Caixa de R$ 12,7 milhões.
Ou seja, o que representa alta de 57,0% na base anual, acompanhado de uma margem líquida caixa de 19,5% (+5,7p.p vs. 1T21), esclarece a Neogrid.
Além disso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), recuou 45,5%. Isto é, indo a R$ 7,8 milhões entre janeiro e março, contra R$ 14,3 milhões há um ano.
Logo, a margem Ebitda diminuiu 12,5 pontos percentuais, para 12,0%.
Dessa maneira, o Ebitda, segundo a companhia, apresenta efeitos dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da consolidação de resultados das adquiridas e do aumento no custo com pessoal no período.
Neogrid comentando os números do 1T22
“As despesas com Pesquisa e Desenvolvimento totalizaram R$ 11,1 milhões no primeiro trimestre de 2022, alta de 7,5% na base anual, representando 17,2% da receita líquida total, queda de 0,6 ponto percentual na mesma comparação”
explica a Neogrid
Além disso, a empresa continua
“Os investimentos em P&D são direcionados para manutenção, sustentação de plataforma, desenvolvimento de produtos e inovação”.
destacou a empresa
Segundo a Neogrid, em decorrência do vasto e diverso portfólio de produtos oferecido pela empresa, é necessário manter um nível elevado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
“Com o reposicionamento de foco da companhia nas soluções e mercados que maximizam retorno das operações, será possível otimizar os investimentos para condensar os resultados em produtividade e competitividade de nossas soluções e da plataforma”
defendem