A bancada do partido político vai contra a vontade do governo de vender metade das ações do Banrisul(BRSR3). Assim pedem a privatização do Banrisul. Descubra a seguir o real motivo de isso estar acontecendo.
De acordo com um vídeo publicado no canal do partido novo. Onde o deputado estadual Fabio Ostermann vai a tribuna da Assembleia Legislativa do RS. Assim para declarar a preocupação do partido com a venda de parte das ações do Banrisul(BRSR3).
Pois de acordo com Ostermann a venda de parte das ações do Banco sem a mudança do controle acionário irá desvalorizar o preço por ação. Assim a perda estimada para o Rio Grande do Sul seria de 3 a 4 bilhões.
Assim ainda afirma o deputado que se a venda das ações fosse por completo os valores poderiam ser maiores e muitos mais aplicáveis em outros setores. O partido defende que a privatização é o melhor caminho para o banco do estado do Rio Grande do Sul.
Governo do RS anuncia mais venda de ações do Banrisul
Na última quarta-feira, o governo do RS divulgou ao mercado a intenção de venda das ações até o limite da manutenção do controle acionário do banco. O governo do RS é o acionista majoritário do Banrisul.
Em abril foi feito o leilão de ações PNB, que são as que não dão direito a voto pelos acionistas. Assim realizada a venda do lote residual de 2.056.962 ações com preço a R$ 24,10 .
O momento era favorável e garantiu um valor mais alto da expectiva inicial. Então o valor bruto da operação chegou a R$ 49,5 milhões.
Comunicado do Banrisul
Veja abaixo o comunicado do Banrisul (BRSR3) informando a venda de parte das ações:
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (“Banrisul”), em atendimento à Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 358, de 3 de janeiro de 2002 e ao Parágrafo 4º do Artigo 157 da Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976, comunica aos seus acionistas e ao mercado haver sido informado pelo Estado do Rio Grande do Sul (o “Controlador”) sobre interesse na realização de oferta pública envolvendo ações excedente de controle.
A oferta abrangerá ações ordinárias até o limite da manutenção do controle acionário. O Banrisul manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer novos fatos
atinentes à matéria em questão.
NOVO pede privatização do Banrisul
Uma das pautas mais discutidas no país é a privatização das estatais. Assim no RS não é diferente, o pedido de privatização do Banrisul cada vez está mais vivo.
No vídeo abaixo o deputado Ostermann afirma que vender parte das ações sem abrir mão do controle acionário é desvalorizar um grande valor das ações de 3 a 4 bilhões. Assim é favorável pela privatização total do banco para que se possa obter um valor maior e assim fazer novos investimentos.
Além disso o deputado afirma que a venda será para reunir fundos para que se mantenha promessa de campanha de pagar o salário de servidores públicos em dia e não reinvestir.