Notícias

O chatGPT vai acabar? Autoridades americanas pedem "pausa"

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Mais de 1.100 especialistas em inteligência artificial, incluindo Elon Musk e Steve Wozniak, pediram aos desenvolvedores que façam uma pausa no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial mais poderosos do que o GPT-4 da OpenAI.

O objetivo é permitir o desenvolvimento de protocolos de segurança compartilhados para evitar que as mentes digitais se tornem incontroláveis.

Desenvolvedores de inteligência artificial em todo o mundo foram exortados a interromper o desenvolvimento de qualquer sistema mais poderoso do que o GPT-4 da OpenAI. Mais de 1.100 especialistas, líderes e pesquisadores em IA, incluindo Elon Musk e Steve Wozniak, assinaram uma petição pedindo que laboratórios de pesquisa e desenvolvimento parem de treinar poderosos sistemas de IA por pelo menos seis meses para permitir o desenvolvimento de protocolos de segurança compartilhados.

“A pesquisa e o desenvolvimento de IA devem ser reorientados para tornar os sistemas poderosos e de última geração de hoje mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis e leais”, de acordo com a carta.

A petição foi publicada no site do Future of Life Institute e ocorre após o lançamento de uma série de projetos de IA nos últimos meses que executam tarefas humanas de forma convincente, como escrever e-mails e criar arte.

A OpenAI, que tem a Microsoft entre os investidores, lançou seu GPT-4 neste mês, uma grande atualização de seu chatbot com inteligência artificial capaz de contar piadas e passar em testes como o exame da ordem de advogados.