Quando uma empresa pretende realizar um IPO o Green Shoe pode ser utilizado nos preços iniciais das ações. Dessa forma, é importante que os investidores conheçam essa cláusula e entendam o seu funcionamento.
Assim, o mercado muitas vezes necessita desse termo para que haja uma balanceamento nos ativos da bolsa. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar mais informações sobre o Green Shoe.
Definição de Green Shoe
De acordo com o mercado financeiro, o Green Shoe é um tipo de lote de ações suplementares. Desse modo, o seu grande objetivo é justamente realizar uma estabilização nos preços das ações durante um IPO.
Assim, a mesma está inclusa dentro do contrato de subscrição de um IPO e permite a compra de ações adicionais. Com isso, a intermediação será feita pelos subscritores durante esse período de oferta pública das ações.
Nesse sentido, eles poderão comprar até 15% desse complemento por até 30 dias logo após esse processo inicial. De fato, ele tende a ocorrer em mercados que estão em alta e com demandas excelentes.
Consequentemente isso gerará volatilidade no preço dos papéis e esse lote estabilizará o valor apresentado pelas ações. Além disso, há a permissão dessa cláusula concedida pela CVM que cuida da bolsa brasileira.
Método de funcionamento do Green Shoe
Para realizar essa operação dão feitos alguns passos, então vamos conferir quais são eles:
- São usados para controlar os preços voláteis;
- Empresa pretende alavancar seu capital;
- Faz um IPO (Oferta Pública Inicial) no mercado;
- Cria a oferta e define quem será o subscritor;
- Define-se então a faixa dos preços e quantidade de papéis;
Então haverá duas possibilidades que podem ocorrer durante esse IPO, são elas:
- Preços das ações aumentou: o Green Shoe é feito e 15% vai para os investidores;
- Preços das ações caíram: subscritores fazem a compra desses ativos e estabilizam o preço;
Portanto, o Green Shoe é um tipo de estabilidade que é aplicada nos preços das ações do mercado. Assim, é reduzida toda a volatilidade desses ativos na bolsa de valores, da oferta e também da demanda.