O Ibovespa abriu o pregão oscilando e, pouco tempo depois, registrava uma queda de 0,15%, chegando aos 116.838,92 pontos. A queda é atribuída ao desempenho das commodities, que têm grande peso no índice. Em contrapartida, os índices em Nova York mostravam-se positivos, com o Dow Jones avançando 0,29%, o S&P com alta de 0,27% e o Nasdaq registrando um aumento de 0,46%.
Os investidores estão aguardando a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de maio e a decisão de juros do Fed, que ocorrerá na quarta-feira.
No pregão da sexta-feira, o Ibovespa atingiu a marca de 117 mil pontos, impulsionado pela queda do dólar e dos juros futuros. O boletim Focus divulgado pela manhã indicou uma perspectiva de redução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,69% para 5,42% em 2023 e de 4,12% para 4,04% em 2024. Quanto à taxa Selic, a sondagem do Banco Central mostrou uma expectativa de manutenção em 12,50% em 2023 e em 10% para o próximo ano.
Os investidores estão de olho nas questões econômicas, incluindo o arcabouço fiscal em análise no Senado e o início da tramitação da reforma tributária. Além disso, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e a desinflação são aspectos que também estão sendo acompanhados.
Mais destaques da bolsa
No mercado acionário, a Braskem (BRKM5) registra o melhor desempenho do Ibovespa, com uma alta de 7,54% e valor de R$ 27,54. A petroquímica divulgou detalhes da proposta não vinculante feita pela Unipar Carbocloro (UNIP6) para a compra da participação da Novonor na empresa.
No mercado de commodities, os contratos futuros de minério de ferro fecharam em baixa tanto em Dalian, na China, quanto em Qingdao. O preço do minério de ferro em Cingapura também apresentou queda. Essa queda nos preços afeta os papéis das empresas do setor na B3, como CSN (CSNA3), Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3), Usiminas (USIM5), Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4). Além disso, os contratos futuros de petróleo também recuaram, impactando as ações do setor, incluindo Petrobras ON (PETR3), Petrobras PN (PETR4), Prio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3).
Por outro lado, os bancos mantêm um bom desempenho, com exceção do Santander (SANB11), que registrou uma queda de 0,55%. Bradesco ON (BBDC3), Bradesco PN (BBDC4), BB (BBAS3) e Itaú (ITUB4) apresentam valorizações.