Pagamentos de Imposto

Pagamentos do IPVA com cartão de crédito cresce 36% no Brasil

PGBL e VGBL: qual escolher, veja a diferença
PGBL e VGBL: qual escolher, veja a diferença

Um levantamento realizado pela Zapay, fintech de consulta e pagamento de débitos veiculares, revela um aumento de 36,1% no uso do cartão de crédito para pagamento do IPVA no comparativo entre 2023 e 2024.

Entre os proprietários de carros, motos e caminhões que optaram pelo crédito na hora de pagar o imposto, a preferência foi pelo parcelamento da cota única em 12 parcelas. No total, 37,5% dos pagamentos foram feitos dessa forma, um aumento de 83,5% em relação a 2023.

De acordo com os dados, o parcelamento em três vezes é a segunda opção mais utilizada, correspondendo a 10,1% do total de pagamentos no cartão de crédito. Praticamente o mesmo número dos pagantes que preferem fazer em uma vez no cartão, 10%.

Uma das características apontadas pelo levantamento foi a queda brusca dos proprietários de veículos que optaram em dividir seu IPVA em 10 vezes. A opção, que era vice-líder na preferência dos clientes em 2023, apresentou uma queda de 42,9% nos números de 2024.

Em geral, o número de pagamentos do IPVA realizado por meio da Zapay aumentou 58,5% em 2024, na comparação com 2023. A empresa oferece opções para dividir, no cartão de crédito, a cota única do imposto em até 18 vezes.

Para a mostra, foram consideradas 300 mil placas que pagaram o imposto pela fintech nos anos de 2023 e 2024. Além do pagamento no crédito, a empresa ainda oferece as opções de PIX, boleto e vouchers.

Adquirida em março deste ano pelo ecossistema de mobilidade Sem Parar, a Zapay é credenciada à Senatran e única vinculada aos Detrans de todo o país.