A República de Palau, país insular do Pacífico, firmou uma parceria com o protocolo de identidade descentralizada RNS.ID para emitir carteiras de identidade de residência digital (DIDs) na blockchain Solana. O anúncio foi feito pela RNS.ID em sua conta oficial no X (antigo Twitter), destacando que Palau é a primeira nação soberana a emitir identidade legal na Solana.
Palau lançou seu programa de residência digital em 2022, concedendo residência a cidadãos globais sem a necessidade de residência física no país. A plataforma RNS.ID permite que os usuários solicitem uma carteira de identidade digital de Palau por US$ 248. Essas carteiras concedem uma extensão de visto de até 180 dias e oferecem anonimato para usuários que desejam utilizar exchanges de criptomoedas que podem ter restrições de acesso com base na localização.
Primeira Emissão de DID Legal na Ethereum
Em setembro de 2023, Palau emitiu seu primeiro DID Legal (Identidade Descentralizada Legal) na rede Ethereum, com a presença de Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum.
O governo de Palau realiza um processo de verificação em todos os candidatos, incluindo verificações antilavagem de dinheiro e verificação de identidade, que pode levar até 10 dias. A RNS.ID já emitiu mais de 7.300 residências digitais desde setembro de 2023.
Sistemas de identidade descentralizados são considerados uma das principais aplicações da tecnologia blockchain. Empresas como a MicroStrategy, liderada por Michael Saylor, e a comunidade Shiba Inu também estão desenvolvendo seus próprios sistemas de identidade digital.
A Worldcoin, empresa apoiada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, é outro player importante no espaço da identidade descentralizada. A empresa anunciou uma parceria para verificar a identidade de jogadores de e-sports usando seu World ID e o Orb, um dispositivo de escaneamento de íris.