Notícias

Petrobras: Vai privatizar a Petrobras Biocombustível

A estatal deu início ao processo de divulgação da oportunidade, referente à venda de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível (PBIO).

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

De acordo com um comunicado divulgado pela Petrobras (PETR4), a estatal deu início ao processo de divulgação da oportunidade (teaser). Referente à venda de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível (PBIO).

O processo de venda é de 100% das ações da Petrobras na PBIO. De fato estão inclusos no preocesso de venda três usinas de biodiesel. contudo não estará incluso na venda as participações societárias da PBIO na BSBios (50,0%) e na Bambuí Bioenergia (8,4%).

É possível conferir o teaser com as principais informações. Além também dos critérios de elegibilidade de potenciais participantes, no site da estatal.

Vale destacar que o processo de venda está em concordância com as diretrizes para desinvestimentos da estatal. A Petrobras ressalta que tudo está de acordo com a estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital desenvolvido pela empresa.

Segundo comunicado da empresa, as próximas etapas do processo serão divulgadas ao mercado.

Críticas do Senado

Ontem o presidente do senado, Davi Alcolumbre, enviou um alerta ao STF, declarando que o governo está buscando meios de vender empresas da Petrobras (PETR3) sem consultar o Legislativo.

Para Alcolumbre, a estatal está se dividindo em estatais subsidiárias. Dessa maneira não precisam do aval do Congresso Nacional, nem de procedimento licitatório, para ser vendida.

Sendo assim de acordo com o presidente do Senado, o Executivo estaria ‘fatiando’ ativos da Petrobras em novas empresas.

“Essas novas empresas serão criadas artificialmente com o exclusivo propósito de propiciar a posterior venda direta ao mercado”, afirmou Alcolumbre. “A prática, se for levada a efeito de maneira gradual e contínua, abrirá caminho para que meros atos do Conselho de Administração da Companhia, do qual participam, por óbvio, representantes do Poder Executivo, e não do Legislativo, permitam o desmembramento da ‘empresa-mãe’ em várias subsidiárias para, a seguir, alienar o controle de cada uma delas. Ao fim e ao cabo, por essa sistemática, será possível dispor, paulatinamente, de todo o patrimônio estratégico da empresa”.

Sair da versão mobile