Notícias

Petrobras (PETR4) anuncia venda de 100% da Petrobras Operaciones, sua subsidiária na Argentina

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Nesta sexta-feira (14) a Petrobras anunciou o início do processo de venda da Petrobras Operaciones S.A. (POSA), sua subsidiária na Argentina. A proposta prevê a venda de 100% de sua participação na Companhia.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade.”

Destacou a Companhia, em seu comunicado.

A POSA é uma empresa constituída argentina que detêm 33,6% de participação no campo de Rio Neuquén. Ela está localizada nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro, sendo este seu único ativo.

A Petrobras possui participação na POSA por meio de suas subsidiárias PIB BV (Petrobras International Braspetro B.V.), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.

A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas. Em setembro de 2022, a sua produção foi de 1,52 MM m³/d de gás natural e 0,7 mil bpd de óleo, condensado e gasolina.

Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural

Na última segunda-feira (10), a Petrobras anunciou que o preço praticado na comercialização do gás natural com as distribuidoras sofrerá uma redução média de 5%. Os novos valores serão atualizados em 1º de novembro e vigoram até janeiro de 2023.

No entanto, o reajuste final repassado ao consumidor é incerto. Isso porque outros fatores exercem influência sobre o mercado como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.

Ademais, essa é a segunda atualização anunciada em 2022. Em maio, houve um aumento de 19%. Desde 2016, a Petrobras adota a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI). Assim, vincula os preços praticados no país aos que são praticados no mercado internacional, tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, calculado em dólar.