De acordo com o documento oficial emitido pela própria Petrobras (PETR4) ao mercado, a empresa petrolífera divulgou a venda de parte de um bloco exploratório. Isto é, no dia 01 de fevereiro de 2022, US$ 475 milhões foi a receita desta negociação. Nesse sentido, ainda há uma quantia a pendente por conta dessa operação, sendo uma fonte de receita futura para petrolífera brasileira.
Contudo, a Petrobras receberá esse valor no dia 10 de fevereiro de 2022.
Sendo assim, a operação completa gira em torno de US$ 2,5 bilhões. Isto é, aproximadamente 66% da participação da Petrobras no Bloco BM-S-8. Esse bloco de exploração está na região de Santos, integrante do pré-sal brasileiro.
Além disso, o resultado desta venda será contabilizado nas próximas divulgações de resultados. Diante disso, no quarto trimestre de 2021, isto é, 4T21, o valor abordado anteriormente estará integrado.
Entretanto, essa negociação não foi suficiente para impulsionar as ações da Petrobras. Nesse sentido, a ação tem sofrido diversas quedas consecutivas, apresentando um desempenho negativo, sobretudo nos últimos dias.
Somado a isso, é importante monitorar como o preço do barril de petróleo deve se comportar no mercado internacional. Isto é, há uma relação direta entre ele e a performance do ativo.