Mais praticidade

Pix Automático chega em junho para facilitar pagamentos recorrentes como academia e streaming

Nova função do Banco Central permitirá débitos automáticos a partir de 16 de junho para serviços como streaming, academia e condomínio.

Imagem/Reprodução: PIX
Imagem/Reprodução: PIX
  • Pix Automático estreia em 16 de junho e permite pagamento automático de contas recorrentes com autorização prévia.
  • Sistema garante segurança e flexibilidade, com tentativas múltiplas de débito e notificações para o usuário.
  • Banco Central conclui testes e prevê impacto positivo tanto para consumidores quanto para empresas.

O Banco Central dará início a mais uma inovação no sistema financeiro brasileiro. A partir de 16 de junho, entra em vigor o Pix Automático, uma funcionalidade criada para simplificar o pagamento de contas recorrentes. A medida, portanto, promete transformar a maneira como os brasileiros lidam com despesas frequentes, dispensando autorizações manuais a cada cobrança.

Com isso, pagamentos como os de escolas, academias, serviços de streaming, contas de água, luz e condomínio poderão ser quitados de forma automática. A expectativa é que o novo modelo traga mais comodidade ao consumidor e, além disso, reduza custos para as empresas.

Antes da estreia oficial, o Banco Central realiza um evento de lançamento nesta quarta-feira (5), em São Paulo. A cerimônia contará com a presença do presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, bem como de diretores responsáveis pela operação do Pix.

Pagamentos automáticos com segurança

A operação do Pix Automático seguirá um modelo simples e seguro. Inicialmente, o usuário dará uma autorização prévia à instituição financeira por meio do aplicativo do banco ou da fintech em que tem conta. A partir dessa liberação, os pagamentos passam a ocorrer automaticamente.

Ademais, será possível escolher a frequência das cobranças, que pode ser semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual. O sistema permite tanto valores fixos quanto variáveis. Além disso, o consumidor poderá estipular um limite máximo por débito e ativar notificações com detalhes sobre valor, vencimento e saldo disponível.

Para garantir a eficiência da cobrança, as instituições poderão agendar o pagamento com até dez dias de antecedência. Caso o valor não esteja disponível na data programada, o sistema realizará até cinco tentativas de débito — duas no mesmo dia e três nos dias seguintes.

Testes e estabilidade do sistema

Desde 28 de fevereiro, o Banco Central tem conduzido testes em ambiente real para assegurar o bom funcionamento da nova função. O período de avaliação segue até 6 de junho e, portanto, foca na conectividade entre instituições, estabilidade das APIs e experiência do usuário.

Segundo o BC, os testes têm apresentado resultados dentro do esperado. “Essa etapa é crucial para fazer os ajustes necessários e, assim, assegurar uma entrega estável e funcional ao público”, afirmou a instituição em nota oficial.

A proposta é oferecer uma alternativa moderna aos métodos tradicionais como boletos bancários e débito automático convencional, os quais são mais caros e menos flexíveis. Com isso, espera-se que empresas tenham menos inadimplência e, consequentemente, menores custos operacionais.

Cuidados e limites para o consumidor

Apesar da praticidade, o Pix Automático exigirá atenção dos usuários. Por isso, a recomendação é monitorar o saldo disponível, especialmente em contas que utilizam crédito pré-aprovado, como o cheque especial.

Durante a ativação da funcionalidade, será possível desabilitar o uso de limite de crédito para os pagamentos automáticos. Essa opção garante que o consumidor não seja pego de surpresa com débitos inesperados que extrapolem sua capacidade financeira.

Essa iniciativa faz parte da evolução contínua do sistema Pix, lançado em novembro de 2020. Desde então, outras ferramentas foram incorporadas, como o Pix Saque, Pix Troco e Pix Agendado. Assim, com a nova etapa, o Banco Central reforça seu compromisso com inovação, segurança e inclusão financeira.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.