A sistema de código aberto Celo introduziu recentemente uma stablecoin atrelada ao real chamada Celo Real (cREAL).
Três exchanges de criptomoedas no Brasil fornecerão acesso à cREAL: FlowBTC, NovaDAX e Ripio. Além disso, a Bitfy também darão suporte ao ativo digital.
As stablecoins funcionam para manter um vinculo de uma moeda a outra moeda fiduciária.
Embora o Brasil já tenha o Pix, Markus Franke, parceiro da cLabs, disse que o cREAL agora fornece uma maneira de usar aplicativos DeFi.
O cLabs é uma empresa que faz parte da Celo, focada em desenvolver soluções tecnológicas para a empresa.
“A Celo é open-source, então, haverá projetos que construirão uma ponte entre as transações Pix e Celo”.
Disse Franke.
Segundo Franke, o Brasil é um potencial mercado pela quantidade de pessoas que usam smartphones tornando o país interessante para o lançamento de soluções de pagamento móveis.
Embora a maioria das primeiras stablecoins tenham sido atreladas ao dólar americano para ajudar as pessoas a evitar a volatilidade de suas moedas domésticas, Franke diz que agora também há crescimento naquelas atreladas às moedas locais.
“Agora vemos usuários finais reais entrando na equação, usando criptomoedas não apenas para negociação, mas também para transações, poupança, empréstimos, mas também para pagamentos de remessas.”
Diz Franke.
“E agora faz a diferença porque as pessoas nesses diferentes países realmente precisam pagar seus comerciantes em moedas locais ou pagar impostos em moedas locais.”
Concluiu.
As pessoas poderão carregar o cREAL em sua carteira Bitfy e pagar contas, comprar alimentos e mais.