Notícias

Por que a inflação na Argentina é tão alta?

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

A Argentina tem enfrentado uma crise e por esse motivo a sua inflação tem ficado em um patamar elevado. Desse modo, alguns fatos ajudam a entender o porque dessas oscilações na economia do país.

Nesse sentido, a moeda Argentina tem obtido uma grande desvalorização a cada ano, enquanto a taxa de inflação só cresce. Então, vamos analisar e entender o porque isso vem ocorrendo no país vizinho.

A Argentina e a alta na inflação

Certamente um dos assuntos mais comentados atualmente é sobre a crise na argentina que assola o país a alguns anos. Pois, essa crise econômica tem contribuído para elevar a taxa de inflação do país.

Além disso, a moeda local, ou seja, o peso argentino também tem sentido esse impacto e tem se desvalorizado bastante. A situação se tornou tão complicada que foi necessário recorrer a ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional).

A inflação é um tipo de medição dos preços de uma determinada economia e quando ela aumenta as coisas complicam. Assim, quando ocorre a queda no consumo de produtos/serviços, a renda e o emprego tendem a diminuir.

Então, os dois principais causadores desse aumento da inflação na Argentina são:

  • Os produtos do mercado interno possuem pouca oferta
  • Ocorre uma fuga nos capitais

Ou seja, se a quantidade de produtos é baixa no mercado eles tendem a ser mais procurados pelas pessoas. Consequentemente os preços ficarão maiores e assim a inflação aumentará consideravelmente.

Em resumo, a fuga nos capitais é quando as empresas e fábricas deixam um determinado país, diminuindo o dinheiro. Nesse sentido, os preços aumentarão tanto no comércio quanto no mercado financeiro.

Além disso, quando um produto precisa ser importado seu valor será mais alto, o que também ajuda nesse aumento. Assim, se o dólar estiver alto haverá o encarecimento do produto. Portanto, a alta na inflação argentina, basicamente está ligada a esses fatores explicados anteriormente.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.