Notícias

Por que as ações de Magalu e Via dispararam?

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Duas das ações “queridinhas” pelos investidores estão acumulando altas na bolsa de valores. As ações das varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) engataram forte alta nesta manhã e já começam a perder folêgo neste início de tarde.

image 87

As varejistas vem sofrendo com os ciclos de mercado deste o surgimento da pandemia Covid, isto é, considerando que em períodos de recessão econômica ou de instabilidade financeira, os consumidores tendem a diminuir seus gastos com compras, o que pode impactar diretamente o desempenho das empresas de varejo. Com menos vendas, as empresas têm menor lucro e seus papéis na bolsa perdem valor.

Além disso, quando há aumento nas taxas básicas de juros, como a Selic, os consumidores tendem a ter menos dinheiro disponível para gastar em compras, uma vez que o custo do crédito fica mais alto. Isso pode reduzir a demanda por produtos e serviços e, consequentemente, afetar negativamente o desempenho das empresas de varejo.

Outro fator é que muitas empresas de varejo possuem dívidas e financiamentos, que ficam mais caros com a alta das taxas de juros. Com maiores despesas financeiras, as empresas podem ter menos recursos para investir em crescimento e expansão, o que pode impactar negativamente seu valor de mercado.

Portanto, as ações do setor de varejo são altamente sensíveis às condições macroeconômicas do país, e a variação das taxas de juros e ciclos de mercado podem ter um impacto significativo sobre o desempenho dessas empresas e o valor de seus papéis na bolsa.

Os movimentos especulativos explicam as movimentações atípicas das ações, que ainda sofrem com expectativas futuras, como a temporada de balanços destas empresas que devem ser anunciadas ao mercado nos próximos dias.