Viajar no fim de ano

Preços das passagens aéreas disparam no fim de ano

Em 2024, a alta dos preços foi intensificada, com as tarifas atingindo níveis recordes.

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O fim de ano no Brasil, com suas festividades de Natal e Ano Novo, é tradicionalmente acompanhado por um aumento significativo nos preços das passagens aéreas. Em 2024, o cenário se intensificou, com as tarifas atingindo níveis recordes. Um estudo recente realizado pelo movimento Livres traz uma análise aprofundada sobre os principais fatores que explicam esse fenômeno, destacando elementos econômicos, estruturais e de políticas públicas que influenciam o setor de aviação.

Alta do Dólar Pressiona Custos Operacionais

De acordo com o estudo do Livres, os custos das companhias aéreas brasileiras são amplamente dolarizados, abrangendo despesas como leasing de aeronaves, manutenção e combustível. Em 2024, o dólar alcançou R$ 6,07, representando um aumento expressivo que pressiona diretamente os custos operacionais e, consequentemente, as tarifas cobradas dos consumidores.

O querosene de aviação (QAV), que compõe cerca de 40% dos custos operacionais das companhias, também sofreu aumentos expressivos. Ainda segundo o Livres, desde 2020, o preço do QAV subiu mais de 50%, impulsionado por crises internacionais, como a guerra na Ucrânia, que mantém o preço dos combustíveis em patamares elevados.

Falta de Concorrência: um Gargalo Persistente

mercado aéreo brasileiro continua concentrado em poucas empresas, como Gol, Latam e Azul, que juntas controlam a maior parte das rotas domésticas. Conforme analisado pelo estudo do Livres, essa concentração limita a concorrência e resulta em tarifas mais altas, especialmente em períodos de alta demanda.

O estudo destaca que iniciativas como a política de “céus abertos“, adotada em países como o Chile, poderiam trazer maior concorrência ao mercado brasileiro e contribuir para a redução de preços. No entanto, a implementação dessa política enfrenta resistência regulatória no Brasil, deixando os consumidores sujeitos a tarifas elevadas e a um mercado pouco dinâmico.

Subsídios e Programas de Governo: Solução ou Problema?

O programa “Voa Brasil”, lançado em 2024, é outro aspecto analisado pelo estudo do Livres, que questiona sua eficácia no enfrentamento dos problemas estruturais do setor. O programa propõe passagens aéreas a R$ 200 para aposentados do INSS e, posteriormente, para estudantes do ProUni. Apesar de não depender diretamente de recursos públicos, o estudo aponta que medidas desse tipo podem desbalancear o mercado e criar distorções, beneficiando grupos específicos sem resolver os gargalos de custos operacionais e infraestrutura.

O estudo do Livres alerta que políticas similares, como o extinto PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional), falharam em atingir seus objetivos, consumindo recursos públicos consideráveis e impactando negativamente o mercado.

Infraestrutura e Taxas Elevadas

Outro ponto analisado pelo estudo do Livres é o impacto das taxas aeroportuárias no preço final das passagens. Muitas das taxas cobradas nos aeroportos brasileiros são consideradas elevadas, principalmente nos terminais administrados pelo poder público. Em contrapartida, aeroportos concedidos à iniciativa privada, como os de Brasília e Confins, têm apresentado melhor desempenho em qualidade e eficiência.

O estudo destaca que a ampliação das concessões à iniciativa privada poderia reduzir custos operacionais e tarifas aéreas, além de promover maior modernização e competitividade no setor.

Judicialização e Endividamento Agravam o Cenário

O estudo do Livres também chama atenção para a alta judicialização no setor de aviação brasileiro. Atualmente, o Brasil lidera globalmente em ações judiciais contra companhias aéreas, representando 98,5% dos processos do setor em todo o mundo. Esses litígios custam, em média, R$ 1 bilhão por ano para as empresas, que já enfrentam desafios financeiros devido ao endividamento acumulado durante a pandemia de Covid-19.

O Que Fazer?

Com base nas conclusões do estudo do Livres, algumas recomendações para enfrentar o problema incluem:

  • Estímulo à concorrência: Implementar a política de céus abertos, permitindo a entrada de companhias estrangeiras no mercado doméstico.
  • Revisão de subsídios: Evitar medidas que criem distorções no mercado sem atacar os problemas estruturais.
  • Concessões de aeroportos: Ampliar a participação da iniciativa privada na gestão aeroportuária.
  • Revisão regulatória: Melhorar o ambiente regulatório para reduzir custos desnecessários e barreiras operacionais.
  • O estudo do Livres oferece um diagnóstico detalhado do cenário atual, reforçando a necessidade de medidas estruturais para garantir um mercado mais competitivo e acessível para os consumidores. Enquanto essas mudanças não são implementadas, planejar viagens com antecedência e buscar alternativas ao transporte aéreo podem ajudar a minimizar os impactos dos altos preços.