De acordo com pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada neste sábado (18), a maioria dos brasileiros acredita que os preços dos produtos nos supermercados aumentaram desde o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governo. O estudo, que ouviu 2.018 eleitores de 26 estados e o Distrito Federal, mostra que 65,7% dos entrevistados afirmam perceber alta nos valores dos produtos. Esse número representa um aumento significativo em comparação a janeiro de 2024, quando a percepção era de 48,4%.
Ainda este ano, 20,6% dos brasileiros afirmam que os preços permaneceram estáveis, enquanto 11,6% consideram que houve uma queda nos valores. O índice de indecisos, que responderam “não sabe/não opinou”, foi de 2,1%.
A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A pergunta central da pesquisa foi: “Pelo que o(a) Sr(a). sabe ou pôde perceber, depois que o presidente Lula voltou a governar o Brasil, os preços dos produtos no supermercado aumentaram, diminuíram ou ficaram como estavam?”
Quando comparado ao levantamento de janeiro de 2024, o percentual de brasileiros que acreditavam que os preços haviam diminuído caiu consideravelmente, passando de 27,1% para 11,6%. Além disso, a percepção de estabilidade nos preços também diminuiu, passando de 22,1% para 20,6% no mesmo período.