Para muitos, a era do Bitcoin já chegou ao fim. No entanto, para o presidente de El Salvador, estamos apenas no começo da verdadeira era do Bitcoin. Entenda melhor agora!
O caminho para “El dourado”
O presidente Nayib Bukele parece não ter limites quando se fala em promover o desenvolvimento de El Salvador através do Bitcoin, a maior e mais segura rede monetária descentralizada do mundo. Durante a Labitconf, Bukele apresentou para o mundo a Bitcoin City.
Bukele apresentou uma ousada proposta de criar uma cidade futurística totalmente desenvolvida em prol das criptomoedas.
Assim, a cidade será construída na região de La Unión, onde os recursos energéticos para manutenção da cidade e para a mineração de Bitcoin, serão providos pela energia geotérmica dos vulcões.
A mineração de Bitcoin, por sua vez, deve desempenhar um papel importante para a economia da cidade, graças aos abundantes recursos energéticos verdes do país, também conhecido como a Terra dos Vulcões.
A mineração de Bitcoin é hoje um dos aspectos principais dos críticos das criptomoedas por serem processos pouco sustentáveis e extremamente dispendiosos.
Desse modo, a construção da cidade será financiada inicialmente através da emissão de dívidas no valor de 1 bilhão de dólares. Deste valor, 500 milhões serão destinados para a construção da infraestrutura da cidade, enquanto que a outra metade será direcionada para a compra de mais bitcoins para o governo.
Ademais, o localidade, além das vantagens geográficas, a cidade deve ser um verdadeiro paraíso fiscal: a cidade não cobrará impostos de ganhos de capital ou semelhantes, apenas um IVA.