Projeto finalizado

Projetos: Vale finaliza expansão da Mina Voisey’s Bay

A mineradora Vale (VALE3) anunciou, nesta terça-feira, a conclusão do projeto de expansão da mina Voisey’s Bay (VBME), localizada no Canadá.

Projetos: Vale finaliza expansão da Mina Voisey’s Bay
  • A Vale concluiu a construção e o comissionamento do projeto de expansão da mina Voisey’s Bay, no Canadá
  • O projeto tem capacidade para produzir 45 mil toneladas anuais de níquel, além de cobre e cobalto como subprodutos
  • A expansão visa aumentar a competitividade da Vale no mercado global de níquel, além de contribuir para a redução dos custos unitários na operação

A mineradora Vale (VALE3) anunciou, nesta terça-feira (3), a conclusão bem-sucedida da construção e comissionamento do projeto de expansão da mina Voisey’s Bay (VBME), localizada no Canadá. A principal inovação desse projeto foi a transição da mina a céu aberto para a lavra subterrânea. Contudo, uma mudança estratégica que visa otimizar a operação e aumentar a competitividade da empresa no mercado global de metais.

O projeto, que envolveu um complexo processo de construção e transição, tem uma capacidade de produção de aproximadamente 45 mil toneladas por ano (ktpa) de níquel. Além de 20 ktpa de cobre e 2,6 ktpa de cobalto como subprodutos.

A Vale espera atingir a plena capacidade de produção até o segundo semestre de 2026. A mineradora destaca que a conclusão da expansão representa um marco importante tanto para a operação da Voisey’s Bay quanto para a empresa como um todo. Uma vez que contribui para a redução dos custos unitários no segmento de negócios de níquel.

Transição

De acordo com a Vale, a transição para a lavra subterrânea é um passo fundamental para garantir a sustentabilidade e a competitividade de suas operações a longo prazo. O projeto se alinha aos esforços da mineradora para diversificar suas fontes de produção de metais essenciais para a transição energética. Assim, como o níquel, que tem alta demanda na fabricação de baterias para veículos elétricos.

A empresa também está focada na redução do impacto ambiental de suas atividades, ao adotar tecnologias mais modernas e eficientes.

A expansão da mina Voisey’s Bay faz parte de um plano estratégico maior da Vale para fortalecer sua presença no mercado de níquel, um dos principais metais que a mineradora extrai. E, assim, atender à crescente demanda global por recursos para a indústria de veículos elétricos e energia renovável. A empresa tem investido pesadamente em novos projetos. E, ainda, na modernização de suas operações para acompanhar a transição para um futuro mais sustentável.

Base sólida

A Vale, que é uma das maiores mineradoras do mundo, já possui uma base sólida de operações no Canadá. E, assim, se beneficia de sua experiência na extração de minerais de alta qualidade.

Com a expansão de Voisey’s Bay, a empresa espera não apenas aumentar sua produção de níquel, mas também melhorar sua posição no mercado global. Além de reduzir custos operacionais e garantir a entrega de produtos de alto valor agregado para seus clientes.

Além do aumento da capacidade de produção, a Vale tem se comprometido com o uso de práticas ambientais responsáveis em todas as suas operações, incluindo a mina Voisey’s Bay.

A mineradora busca, assim, manter um equilíbrio entre a expansão de suas atividades e a sustentabilidade a longo prazo, o que inclui o uso de tecnologias de ponta para reduzir o impacto ambiental. E, assim, melhorar a eficiência no processo de mineração.

O projeto de expansão da mina Voisey’s Bay é um dos muitos esforços da Vale para se posicionar como líder no fornecimento de metais essenciais para a transição energética. Ao mesmo tempo em que fortalece sua competitividade no mercado global.

Com a previsão de alcançar a plena capacidade de produção até 2026, a Vale está se preparando para atender à crescente demanda por níquel, cobre e cobalto. Além de metais cruciais para a revolução dos veículos elétricos e energias renováveis.