Ataques digitais

PT usou rede de bots e contas fakes para promover ataques contra Bolsonaro e Trump

Rede de perfis com comportamento automatizado impulsionou ataques coordenados ao ex-presidente Bolsonaro e a Donald Trump após anúncio de tarifas contra o Brasil.

Bot

Segundo reportagem do blog Sonar – A Escuta das Redes, do jornal O Globo, uma rede de contas automatizadas — com comportamento típico de robôs — reagiu em massa aos “tarifaços” propostos por Trump, impulsionando mensagens críticas tanto ao ex‑presidente dos EUA quanto ao bolsonarismo aqui no Brasil. Esses perfis publicaram com frequência impressionante — chegando a interações a cada 1,4 segundos — o que sugere coordenação robótica para amplificar narrativas de esquerda.

O que é esse “tarifaço” de Trump?

A tática vem de uma ameaça de Trump de impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi alvo de críticas em redes como o X (ex‑Twitter), onde uma reação acelerada parece ter sido impulsionada por bots para maximizar o alcance das mensagens contrárias.

Como essas contas operam?

Perfis com comportamento de bot têm seus sinais claros: alta frequência de postagens (cada ~1,4s) e muita atividade automática sem interação humana real. O uso de redes coordenadas para amplificar mensagens políticas não é inédito — práticas como “astroturfing” e “propaganda computacional” têm sido observadas em campanhas no Brasil e globais, como o México e em eleições anteriores nos EUA.

Impacto e riscos

Esse fenômeno levanta preocupações sérias:

  • Amplificação artificial — bots infundem uma sensação falsa de urgência e adesão.
  • Polarização digital — grupos políticos podem ser impulsionados de maneira desproporcional.
  • Desinformação e escuta seletiva — narrativas são impulsionadas sem debate qualificado, confundindo algoritmos e usuários.

Pesquisas acadêmicas confirmam que bots atuam com frequência para espalhar conteúdos de baixa credibilidade e inflamar visões extremistas.

PT, Bolsonaro e a esquerda digital

A matéria aponta que essa rede de bots não atacou apenas Trump, mas também potencializou discursos contrários a Bolsonaro, sugerindo uma estratégia coordenada para influir no debate público e nas redes de ambas as bandeiras. Ainda que a filiação exata dessa rede não esteja detalhada, a ação — que beneficia narrativas de esquerda — já acendeu alertas sobre manipulação das redes.

Sejam nas eleições, nas tarifas, ou na imagem de líderes, a guerra cibernética política continua acelerada — e exige vigilância ativa, transparência das plataformas e regulamentação eficaz.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Partido Liberal | PL22 (@plnacional22)

Fernando Américo
Fernando Américo

Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvolvedor Web CMS com Wordpress e busco me especializar como fullstack com Nodejs e ReactJS, além de seguir estudando e investindo em ativos digitais.

Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvolvedor Web CMS com Wordpress e busco me especializar como fullstack com Nodejs e ReactJS, além de seguir estudando e investindo em ativos digitais.