Criptomoedas

QDFI11: O primeiro ETF Defi do mundo chegou

O primeiro ETF focado em Defi do mundo estreou hoje na B3! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O primeiro ETF focado em finanças decentralizadas do mundo está vindo aíA QR Asset Management, gestora do grupo QR Capital, saiu na frente novamente e listou hoje o QDFI11. O primeiro ETF do mundo focado no tema de finanças descentralizadas (DeFi) – um nicho de mercado com o potencial de transformar o mercado financeiro! Confira agora mais detalhes!

O mundo DeFi e os ETFs

Assim, a gestora, que já havia lançado o primeiro ETF 100% Bitcoin da América Latina (o QBTC11) e o primeiro ETF de Ethereum do Brasil (QETH11), conta agora com três fundos de índice listados em bolsa.

Ademais, o novo ETF da QR Asset, que já está disponível para o público em geral na B3, tem taxa de administração de 0,9% ao ano. A cota começou a negociar na B3 a R$10.

Mas antes de entrar de cabeça neste novo investimento, será que você sabe o que exatamente o que é um ETF de DeFi?

Basicamente, o termo ‘finanças descentralizadas’ designa uma série de tecnologias e aplicações baseadas em blockchain e nos chamados ‘contratos inteligentes’ que permitem a criação de uma nova infraestrutura para os serviços financeiros tradicionais. Hoje, existem dezenas de protocolos DeFi focados em diferentes mercados. Um desses protocolos, por exemplo, é o Uniswap, criado para viabilizar uma exchange descentralizada.

Além disso, ao negociar criptoativos no Uniswap, não é a exchange que fica com a custódia do ativo e sim o próprio investidor. O que corta o intermediário, reduz custos e, em tese, aumenta a segurança do investidor. Nesse modelo, são ‘contratos inteligentes’ registrados na blockchain que validam a operação. Garantindo que a custódia do ativo é do usuário X e não do usuário Y.

No outro lado da moeda temos os ETFs, que representam fundos de investimentos, com cotas simplificadas e negociadas diretamente em bolsa de valor.