Habilidade procurada

Quer trabalhar com IA? Veja porque 2025 pode ser o seu ano!

Demanda por especialistas em inteligência artificial deve saltar 150% em 2025, e há programas gratuitos em SP para formar novos talentos!

futuro inteligencia artificial 2
futuro inteligencia artificial 2
  • O mercado brasileiro se prepara para uma transformação radical: a demanda por profissionais qualificados em inteligência artificial
  • Brasil projeta aumento de 150% na procura por profissionais de IA em 2025
  • Programa oferece 1 milhão de vagas em SP para moradores alfabetizados, sem restrições de idade

A inteligência artificial (IA) já deixou de ser uma “promessa futurista” para se tornar parte essencial do nosso cotidiano. Se você pesquisou algo no Google, traçou uma rota no Waze ou maratonou sua série favorita na Netflix, saiba que já interagiu com a IA, mesmo que, muitas vezes, sem nem perceber.

Mas o impacto dessa tecnologia vai muito além da nossa rotina digital: ela está mudando, de forma irreversível, o mercado de trabalho. E essa transformação não se limita às gigantes da tecnologia no exterior.

No Brasil, mais de 90% das empresas de grande porte já incorporaram a IA em seus processos, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Pequenas e médias companhias também seguem essa tendência. Assim, implementando soluções inteligentes para ganhar eficiência, reduzir custos e inovar em seus produtos e serviços.

Crescente busca por aprendizado

Com a aceleração dessa adoção, cresce de forma explosiva a procura por profissionais qualificados. A ABES estima que, só em 2025, a demanda por talentos em IA deve aumentar 150% no Brasil.

No cenário global, o número impressiona ainda mais: segundo o Fórum Econômico Mundial, a inteligência artificial deve, portanto, gerar 97 milhões de novas vagas nos próximos anos. O mercado está se transformando e, com ele, surgem novas carreiras com salários competitivos e enorme potencial de crescimento.

Grandes empresas brasileiras, como Weg, Whirlpool, JBS e Grupo Positivo, já estão contratando especialistas em IA. E muitas outras seguem em busca de talentos capazes de dominar essa tecnologia. Estar preparado significa sair na frente, no entanto, quem se qualificar agora vai disputar as vagas mais promissoras do futuro.

Segundo a consultoria Bain & Company, o mercado global de inteligência artificial pode alcançar US$ 1 trilhão até 2027. Isso representa uma janela de oportunidade gigantesca para quem deseja, contudo, construir uma carreira sólida e bem remunerada.

No Brasil, salários para especialistas podem chegar a R$ 32 mil mensais, segundo dados da Michael Page. Já em multinacionais, a remuneração anual ultrapassa facilmente os seis dígitos.

O cenário está posto: há demanda, há espaço e há pressa. O momento ideal para se especializar em IA é agora. Quem dominar essa tecnologia não apenas garantirá um bom lugar no mercado, mas poderá escolher onde quer trabalhar. E, além disso, por quanto.

Essa corrida por talentos coloca o Brasil diante de um desafio urgente: formar, rapidamente, uma nova geração de profissionais capacitados para atuar na área. Para atender essa demanda crescente, iniciativas públicas surgiram como ferramentas essenciais de inclusão e qualificação.

Curso gratuito oferece 1 milhão de vagas

Em resposta a esse cenário promissor e desafiador, o programa “Qualifica SP”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, abriu 1 milhão de vagas gratuitas no curso “IA Para Todos”.

A formação é on-line, em formato assíncrono e está disponível para todos os moradores do estado alfabetizados, sem exigência de idade mínima ou máxima.

O curso, criado em parceria com a edtech StartSe, tem duração total de quatro horas, divididas em quatro módulos, e pode ser concluído em até três meses. Ao final da jornada, o aluno recebe um certificado reconhecido pela plataforma. As inscrições vão até 31 de março e podem ser feitas diretamente no site www.qualificasp.sp.gov.br.

A flexibilidade e acessibilidade tornam o programa um dos maiores já lançados no Brasil voltados à capacitação digital. A proposta busca não apenas formar profissionais para o presente, mas também democratizar o acesso à tecnologia e reduzir as desigualdades no mercado de trabalho.

Casos reais mostram mudanças na carreira

Histórias como a de Guilherme Camargo, de 22 anos, morador de Piedade (SP), revelam o impacto direto da qualificação. Formado em Tecnologia da Informação, ele decidiu participar de um curso de IA oferecido pelo Qualifica SP.

“Minha principal motivação foi o crescimento profissional. Com essa formação, penso em buscar melhores salários e novas oportunidades”, afirma.

Outra participante, Yasmin Alves Nascimento, de 25 anos, moradora de Jacareí, reforça a relevância prática do curso. Ela completou as formações de IA e computação em nuvem e agora sente que está mais preparada para o mercado.

“A maioria das empresas já utiliza essas tecnologias. Hoje tenho conhecimento intermediário e quero seguir me aprofundando para conquistar novas oportunidades”, diz.

Com a revolução da IA já em curso, quem se qualificar agora poderá sair na frente. A corrida começou e está aberta para todos.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.