Agibank anuncia que a Moody’s Local, agência especializada em classificação de riscos, elevou o rating da instituição de “BBB+.br” para “A-.br”, com perspectiva estável.
A Moody’s destaca no relatório que o modelo de negócios do Agi continua em expansão desde 2020, com foco na atuação como banco pagador no mercado de folhas de pagamento. A melhora na avaliação também considera fatores como a governança corporativa da instituição, qualidade dos ativos, diversificação das fontes de captação e condições de liquidez e capital.
“Recebemos o upgrade do nosso rating como um reconhecimento das fortalezas que construímos nos últimos anos. Atingimos uma condição de crescimento sustentável aliada à rentabilidade que é fruto do nosso direcionamento estratégico, baseado em fatores como o relacionamento próximo com o cliente em canais próprios, crescimento dos canais digitais, uma gestão de ativos e passivos assertiva para o perfil da nossa carteira de crédito, austeridade e disciplina em custos, além da monetização saudável da nossa base de clientes via crédito, seguros e serviços pensados para esse público” comenta Thiago Souza Aor, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agibank.
A instituição está consolidada em um modelo de negócios que une rentabilidade e crescimento sustentável. Com quase 900 lojas distribuídas em todo o Brasil e mais de 5 milhões de clientes totais, o Agi registrou crescimento de 59% da carteira de crédito no último ano, atingindo ROAE anualizado de 19,5% no primeiro trimestre de 2023, com melhora dos níveis de inadimplência – NPL acima de 90 dias de 4,9% ao final de março de 2023 – e ainda manteve níveis confortáveis de liquidez e capital, com Índice de Basileia de 14,7%.
“O upgrade é mais uma conquista que contribuirá para seguirmos escalando nosso negócio, que vai nos permitir acessar mais vias de funding, melhorar os spreads das nossas operações de crédito e reforçar a percepção do mercado sobre o Agibank. Com esses ganhos, temos cada vez mais alternativas para fazer o dia a dia de todas nossas pessoas – clientes, colaboradores e acionistas – melhor”, reforça Thiago.
O relatório completo, conforme publicado pela agência de rating, pode ser acessado aqui.