
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou que o Real digital é um dos caminhos para tornar a moeda brasileira conversível internacionalmente.
Durante sua apresentação em um evento na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ele falou sobre a modernização do sistema monetário brasileiro e como a futura moeda com conversibilidade internacional está no radar do banco central.
Apesar dessa perspectiva, Campos Neto destacou que ainda há desafios a serem superados para a criação da nova moeda internacionalizada, como a estabilidade da moeda. Ele afirmou que a futura moeda pode ser implementada quando as metas necessárias forem cumpridas e no momento certo.
Banco Central do Brasil: Código do PIX já está disponível para outros países
Durante a apresentação no evento da UCLA, Campos Neto declarou também que o código do PIX já está disponível para outros países que queiram copiar o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. Segundo ele, a integração do PIX com outros países seria um dos passos necessários para que a moeda brasileira se torne internacional no futuro.
Campos Neto também informou que já discute cooperação técnica com mais de 30 países sobre o assunto. Países como o Uruguai, Colômbia, Peru, Equador, Canadá e Estados Unidos, bem como organizações da África já teriam sido apresentados ao sistema por trás do PIX.