No Brasil, tem crescido progressivamente o número de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Por consequência, elas acumulam várias denúncias de fraudes.
Pirâmide financeira é um esquema comercial que provoca a atração de pessoas para o meio corporativo. Em vários países é considerado crime devido sua falsa propaganda de enriquecimento rápido.
É fácil reconhecer quando se trata de um golpe: promessas de dinheiro fácil, juros baixos, pouca burocracia e publicidade sensacionalista.
Em 2018, a justiça da Bahia decretou prisão preventiva a Danilo Santana, criador da D9 Empreendimentos. A instituição funcionava pela internet e chamava atenção do público através de apostas em jogos de futebol.
No entanto, de acordo com a Polícia Civil do estado, o esquema faturou mais de R$ 200 milhões para os proprietários da empresa. A D9, por sua vez, garantia rendimento de 33% do lucro mensal aos seus associados.
A preocupação das autoridades é que as denuncias não surgiram apenas na Bahia, mas em outras regiões, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.
O delegado Humberto Mattos alerta as vítimas a procurarem imediatamente a polícia, para que sejam adotadas todas as providências necessárias. “Quem quiser pode ajuizar algum tipo de ação cível. A nossa parte é de se responsabilizar criminalmente”, comenta o investigador.
Fique de olho
Uma das estratégias para capturar a pirâmide é observar sua publicidade. Normalmente trata-se de golpe quando os envolvidos forçam na divulgação do retorno financeiro e pouco aborda o tipo de investimento ou seu produto prestado.
Outro ponto que necessita de alerta está relacionado às criptomoedas. Apesar de elas serem vantagens em legalidade e transferência, criminosos usam da novidade para gerar fraude.
Por isso, antes de entrar em um negócio, é importante o consumidor pesquisar o histórico da moeda alternativa dentro do mercado econômico.
Enfim, o mais importante é perceber quando a propaganda é boa demais. Ninguém consegue dinheiro lícito sem esforço, planejamento e sacrifícios. Todo negócio, por mais lucrativo que seja, acompanha uma série de dificuldades.
Então antes de se envolver em um investimento, tenha em mente seus prós e contras. Coloque na balança o que perderá e conquistará com aquele serviço. E só arrisque se realmente for seguro para sua vida profissional.