O conselho administrativo da Alpargatas (ALPA4), nome de marcas poderosas do mercado brasileiro como a Havaianas, anunciou algumas movimentações que prometem abalar a estrutura operacional (e quem sabe os preços das ações) da companhia.
De olho na estrutura interna
Primeiramente, a Alpargatas anunciou uma reestruturação interna. Assim, segmentando sua área internacional para ter um maior foco geográfico e trazendo uma nova liderança para sua área industrial.
Desse modo, o anúncio foi feito internamente nesta terça-feira (27) e deve ser comunicado ao mercado nos próximos dias. A vice-presidência internacional teve suas atribuições divididas em duas novas áreas: Europa/Ásia-Pacífico e Estados Unidos, com as duas lideranças reportando diretamente ao CEO Roberto Funari.
A vice-presidência do Brasil, liderada por Ana Bogus, passa a ser responsável também pelos outros países da América Latina. Para liderar Europa/Ásia-Pacífico, a Alpargatas está promovendo Leandro Medeiros, o atual chief growth officer da companhia.
A região é o maior mercado internacional da Alpargatas e onde ela tem seus maiores mercados diretos. Ou seja, aqueles em que opera sem distribuidores. Assim, incluindo países como Indonésia, Vietnã, Tailândia e Filipinas. A região também é a maior aposta da empresa para expandir seu market share em chinelos no exterior. Esta que, nos últimos anos subiu de 3% para 5% – e ganha share em sandálias.
Reforçando o time
Ademais, para chefiar sua divisão industrial, a Alpargatas acaba de contratar Gabriel Aver. Um diretor de operações responsável por oito plantas na Ambev, há 18 anos na cervejaria. Gabriel chega à Alpargatas no momento em que a companhia começará a colher os benefícios de seu investimento de R$ 800 milhões em logística e manufatura ao longo dos últimos dois anos.