Notícias

Renda Fixa pode render 0 em 2020: onde investir?

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Atualmente a queda de juros tem feito com que os investimentos em renda fixa deixem de ser um bom negócio. Desse modo, a projeção é de que até 2020 essa modalidade não renda absolutamente nada.

Assim se torna necessário pensar em outros tipos de investimentos que possam ser mais rentáveis. Então, vamos verificar onde investir em um cenário onde os juros e a taxa Selic se encontram em baixa.

Em 2020 os investimento em renda fixa podem zerar

De acordo com as análises efetuadas por diversas instituições financeiras, ficou evidente nas projeções que a Selic chegará a 4%. Além disso, o cenário atual demonstra uma queda acentuada nos juros o que prejudica os investimentos em renda fixa.

Assim, os juros dessa modalidade serão zerados, ou seja, não terá benefício nenhum em investir nela. Nesse sentido, até mesmo o IPCA registrou 0,04 de deflação o que reforça a preocupação do mercado.

Pois, essa queda no IPCA permite com que o Banco Central (BC) possa efetuar a redução dos juros. Desse modo, isso ajudaria a estimular a economia do Brasil.

De fato, o consumo de produtos/serviços e as compras tendem a aumentar nesse cenário, porém diminuem os ganhos. Assim, a projeção para o IPCA é de 3,78% em 2020, sendo que a meta da inflação é de 4%.

Então, o ideal nesse momento é fazer uma migração desses investimentos para o mercado de ações. Ou seja, investir em renda variável que poderá gerar melhores resultados no atual cenário econômico.

Pois, na bolsa de valores existem muitas opções de ativos e empresas que podem trazer melhor rentabilidade. Dessa forma, é importante que os investidores passem a considerar uma carteira mais diversificada.

Nesse sentido, as projeções realizadas pelos analistas acreditam que a Selic continuará nesse patamar e os juros diminuirão. Portanto, é imprescindível começar a considerar a troca da renda fixa pela renda variável. Entretanto, nunca coloque todo o seu dinheiro em um mercado volátil.