Ricardo Bottas, ex-CEO da SulAmérica, será o novo CFO da Latam a partir de janeiro, marcando uma nova fase na recuperação da companhia aérea, dois anos e meio após sair do Capítulo 11 nos EUA.
Bottas, que trabalhou mais de oito anos na SulAmérica, quatro como CFO e dois anos e meio como CEO, deixou a empresa em março de 2023 após a compra pela Rede D’Or. Posteriormente, atuou como CEO da UnitedHealth Brasil e das Américas, rede de 12 hospitais, até a venda da operação para o empresário José Seripieri Filho.
Com uma carreira sólida de mais de duas décadas na área financeira, Bottas também foi CFO da PetroRio (hoje Prio) por três anos e meio. A Latam destacou a trajetória de Bottas, mencionando sua experiência em auditoria, controladoria, tesouraria, planejamento financeiro, fusões e aquisições e relações com investidores.
Bottas substituirá Ramiro Alfonsín, que esteve no cargo por oito anos e liderou o processo de reestruturação da Latam durante o Capítulo 11. Alfonsín agora assume como diretor comercial da companhia aérea.
A Latam, que saiu da recuperação judicial em novembro de 2022, tem registrado melhorias operacionais significativas. A companhia reportou um lucro de US$301 milhões no terceiro trimestre e US$705 milhões nos primeiros meses de 2024. A dívida líquida da empresa está controlada em US$5,1 bilhões, com alavancagem de 1,7x EBITDA.
No final do terceiro trimestre, a Latam anunciou uma liquidez de US$3,6 bilhões, equivalente a 27,6% de suas receitas, com US$2 bilhões em caixa e o restante em linhas de crédito rotativo não utilizadas. Para 2024, a Latam projeta um EBITDA de US$3 bilhões a US$3,15 bilhões, com alavancagem entre 1,6x e 1,7x. Para 2025, a expectativa é alcançar um EBITDA de US$3,25 bilhões a US$3,6 bilhões, mantendo a alavancagem estável.
Uma fonte próxima à companhia destacou que, com a estrutura financeira em ordem, o foco da Latam agora é acelerar o crescimento e expandir seus mercados de atuação. “Outro desafio é recuperar o preço da ação para refletir o bom momento da companhia”, afirmou a fonte.
A Latam está avaliada em US$8,19 bilhões na Bolsa de Nova York, com uma valorização de 11% desde o relançamento de seus ADRs na NYSE, após sair do Capítulo 11 em 2020.