- A companhia Sabesp (SBSP3) está dando sequência a seu processo de privatização;
- Para isso, a empresa irá contratar uma consultora americana especializada: a International Finance Corporation (IFC).
A onda da privatização parece ter vindo para ficar no Brasil. E a nova companhia que parece estar na mira da iniciativa privada é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo: a Sabesp (SBSP3). No entanto, o processo é longo, por isso, a Secretaria da Fazenda e Planejamento recomendou a empresa a contratar uma consultora para o processo! Confira agora mais detalhes!
A privatização da Sabesp
Assim, a companhia começa a caminhar a passos largos em direção a privatização. O processo de iniciação é um dos pontos mais discutidos por Rodrigo Maio, desde que assumiu o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo.
A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de São Paulo.
É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. Afinal, 28,6 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,9 milhões de pessoas com coleta de esgotos.
A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2021-2025, planeja investir aproximadamente R$ 21,0 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.
Portanto, devido a esta relevância, o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED), recomendou a contratação do International Finance Corporation (IFC). Uma instituição internacional especializada em desenvolvimento da iniciativa privada em países menos desenvolvidos. Assim, o IFC está responsável pelo estudo da reestruturação do capital da companhia.