O FGTS Digital iniciará agora em Março de 2024.
É muito importante que o empregador entendam sobre as mudanças que irão ocorrer e como funcionará o site do FGTS Digital.
Confira as principais mudanças com o FGTS Digital:
Forma de pagamento
A partir de Março/2024, o FGTS deverá ser pago exclusivamente via PIX (QR Code ou copia e cola). O empregador não precisa ter uma chave PIX, apenas uma conta habilitada para esse tipo de pagamento.
Data de Vencimento
Com o FGTS Digital entrando em vigor, a data de vencimento da guia mensal passará do dia 07 para o dia 20 de cada mês. Essa mudança será somente para a guia de Março/24 em diante, ou seja, a guia de Fevereiro vencerá no dia 07/03/2024 normalmente.
O que é o FGTS Digital?
O FGTS Digital será uma nova forma de gestão integrada de todo o processo referente ao FGTS, aperfeiçoando a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos.
“Os empregadores poderão fazer uso de uma plataforma web com um conjunto de serviços digitais disponíveis, por meio do qual conseguirão, de forma simples, ágil e intuitiva, cumprir sua obrigação de recolhimento do FGTS”, ressalta o Coordenador-Geral de Gestão e Fiscalização do FGTS, Virgílio Saraiva Valente.
Durante o período de agosto de 2023 a janeiro de 2024 (período de testes), a Plataforma FGTS Digital foi disponibilizada em uma versão de produção limitada para que os empregadores pudessem conhecer os serviços, funcionalidades e já se prepararem para a nova sistemática que será instituída.
O Serpro responde pela viabilização técnica do projeto, unificando e centralizando as informações de todas as empresas brasileiras a partir da integração entre eSocial, Pix Caixa, Acesso Gov.br e outros sistemas. “A nova plataforma apoiará cerca de 4,5 milhões de empregadores na gestão dos mais de 50 milhões de trabalhadores com vínculos empregatícios emitindo, todos os meses, 7 milhões de guias para recolhimento da obrigação”, aponta o diretor-presidente da empresa de tecnologia, Alexandre Amorim.