Notícias

Saldo de crédito deve crescer 1,2% em março

Pesquisa mostra que ritmo de expansão anual da carteira de crédito deve acelerar pelo segundo mês seguido, para 8,2%.

real moeda dinheiro mcajr 2904223669
real moeda dinheiro mcajr 2904223669

Pesquisa Especial de Crédito da Febraban mostra que ritmo de expansão anual da carteira de crédito deve acelerar pelo segundo mês seguido, para 8,2%.

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,2% em março, revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Assim, o ritmo de expansão anual da carteira deve acelerar pelo segundo mês seguido, passando de 8,0% para 8,2%. O destaque do mês deve ser o avanço do crédito destinado às empresas, que deve crescer 1,5% no mês, bem acima do observado em março do ano passado (alta de 0,8%), quando a carteira foi negativamente afetada pelos casos de recuperação judicial de grandes empresas. 

De acordo com o levantamento, em março, o crescimento do crédito voltado às empresas deve ser puxado pela carteira com recursos livres (+2,5%), beneficiada pela sazonalidade positiva das linhas de fluxo de caixa, típica no fechamento de trimestre. Já a carteira direcionada deve mostrar uma ligeira retração, de 0,2%. Desta forma, a expectativa é que o ritmo de expansão em 12 meses da carteira Pessoa Jurídica acelere de 4,2% para 4,9%. 

As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam, a depender da linha de crédito, de 41% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional. O levantamento da Febraban é divulgado mensalmente como uma prévia dos dados oficiais, que estão programados para serem divulgados no dia 26 de abril, pelo Banco Central, nas Estatísticas Monetárias e de Crédito. 

O crédito às famílias, por sua vez, deve crescer 0,9% em março, com expansão relativamente homogênea entre as diferentes fontes de recursos. A carteira com recursos livres deve avançar 0,8%, liderada pelas linhas de crédito pessoal (consignado e não consignado) e veículos, que vêm mostrando bons números diante do processo de queda dos juros, especialmente no caso da última. Já a carteira direcionada deve crescer 1,1% no mês, novamente mostrando avanço disseminado entre as modalidades. Em 12 meses, o ritmo de expansão do crédito Pessoa Física deve ficar praticamente estável, em 10,3% (ante 10,4% em fevereiro de 2024). 

“Os números da pesquisa de março reforçam a percepção de retomada do mercado de crédito, inclusive com os primeiros sinais de melhora também no segmento pessoa jurídica. Tal dinâmica decorre do movimento de queda das taxas de juros e alguma melhora dos índices de inadimplência, o que tem aumentado o apetite das instituições”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. “O desafio será manter o quadro de recuperação ao longo do ano, diante do aumento das incertezas em nível internacional e local, que vêm se acentuando nas últimas semanas”, complementa Sardenberg.

Concessões

As concessões de crédito devem apresentar expansão mensal de 10,8% em março. Já na comparação com março de 2023, a alta deve ser de 19% (na média de dias úteis). 

No mês, o bom resultado deve ser puxado pelas concessões às empresas (+20,7%), com forte desempenho tanto nas operações com recursos livres quanto nas operações com recursos direcionados. No caso das operações livres, o aumento deve ser puxado por alguma recuperação da modalidade capital de giro, principal da carteira, e pelo usual maior volume das linhas de fluxo de caixa (descontos de duplicatas e antecipação de recebíveis do cartão), beneficiadas pela sazonalidade positiva no fechamento de trimestre. 

Já de maneira mais modesta, as concessões às famílias também devem crescer 3,5%, com o maior volume das operações direcionadas compensando o desempenho mais fraco das operações com recursos livres. 

O resultado de fevereiro da Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessado neste link.

Guia do Investidor

O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro. E levando informação, levamos conhecimento, que consequentemente, leva a resultados, ou seja, lucro. E consequentemente, este lucro traz benefícios reais na vida de cada cidadão;

O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro. E levando informação, levamos conhecimento, que consequentemente, leva a resultados, ou seja, lucro. E consequentemente, este lucro traz benefícios reais na vida de cada cidadão;