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Santander lança portal de investimentos para levar nova experiência digital a 30 milhões de clientes

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O Santander Brasil lança seu novo Portal de Investimentos para levar uma experiência digital diferenciada a 31,1 milhões de clientes ativos. A iniciativa dá continuidade ao plano do Banco de oferecer a melhor plataforma de investimentos do mercado.

Além do portal, a estratégia engloba a contratação de 1,2 mil assessores e 100 traders – anunciada em junho –, a implantação de 26 escritórios regionais espalhados pelo País e a abertura da arquitetura de fundos, que garante uma oferta completa e competitiva de produtos do Santander e de gestores externos. 

“O novo portal disponibilizará aos clientes uma experiência digital e personalizada, com conteúdo relevante, recomendações e acompanhamento dos investimentos. O cliente Santander terá na palma da mão o controle dos seus investimentos”, afirma Luciane Effting, superintendente executiva de Investimentos do Santander Brasil.

O projeto dá sequência há um plano que a Instituição iniciou há dois anos, com a criação do AAA (Asset Allocation Advisor), um modelo escalável, inovador e disruptivo de assessoria de investimentos para os clientes, focado em meritocracia e que prevê a contratação de 1.200 assessores e 100 traders que ficarão em 26 hubs regionalizados.

Além disso, foi aberta a plataforma de fundos de investimentos com produtos da Santander Asset Management (SAM) e gestores externos.

“Com portfólio competitivo e completo de produtos, experiência digital inovadora e assessoria especializada com o AAA, o Santander fortalece seu ecossistema de investimentos e está pronto para ser referência também no assunto investimentos”, garante Luciane.

Experiência omnicanal

O novo portal está sendo desenvolvido em fases. A primeira foi um MVP (Minimum Viable Product) lançada em maio apenas para funcionários. Serviu como teste para a construção da segunda fase, oferecida agora para todos os clientes. Novas funcionalidades devem ser disponibilizadas ainda neste ano.

Um dos grandes diferenciais tecnológicos é que o portal está sendo criado em um conceito de “jornada única”. Ou seja, independentemente do canal que o cliente acessar (mobile, internet banking, gerente ou assessor AAA) terá a mesma experiência. “Iniciamos essa construção pelo mobile e, muito em breve, expandiremos para os demais canais. É uma combinação potente entre humano e digital que vai oferecer uma experiência unificada, sem contar no ganho de eficiência nas evoluções que faremos no futuro”, afirma Alessandro Chagas Farias, superintendente executivo de Tecnologia e Operações do Santander Brasil.

As telas são amigáveis e a plataforma já está sendo preparada para a entrada do open finance, com agregador de investimentos em um único local e que vai permitir consolidar e comparar todo o portfólio de investimentos do cliente.

No quesito segurança, o investidor continuará a ter a opção de desabilitar a visualização da carteira de investimentos no celular.

“Esta funcionalidade já existe no app do Banco e permanecerá no novo portal”, afirma Chagas.

Menu completo

Nesta etapa, considerada a maior delas, o cliente terá acesso a um menu completo de investimentos, com gráfico de rentabilidade, evolução patrimonial, conteúdos e oferta especializada, com pesquisa inteligente que permite ao cliente acessar um cardápio individualizado de produtos de acordo com seu perfil de investimento.

Ainda este ano, está prevista uma seção dedicada a produtos e conteúdos de renda variável.

“Uma novidade nesta fase é a reformulação completa da nossa calculadora de Imposto de Renda, com a possibilidade de fazer o cálculo e pagamento do imposto dentro do próprio app, uma das grandes dores atuais do investidor pessoa física. Além disso, a transferência de recursos para operar será totalmente integrada e fluida entre banco e corretora, o que nenhum concorrente hoje oferece” conta Chagas.  

Recursos do novo portal:

Gráfico – mostrará com refresh as informações de rentabilidade com tags de parâmetro, apresentando dinamicamente os períodos de variação do ativo;

Tags de ativo – leva o usuário para a página do ativo e, ao clicar, é levado para a tela do produto.

Meus investimentos – Esse é um grande menu com a visualização dos ativos por produtos ou classe de ativos. Nesta visualização o usuário saberá quanto tem investido na classe de ativo, a rentabilidade da carteira e quais ativos fazem parte desta carteira.  

Destaques – São os produtos em destaque no mês, não são necessariamente ofertas.

Fundos – Toda a carteira de fundos de investimentos estará disponível neste submenu.

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