Travas diplomáticas

Shutdown nos EUA pode brecar emissão de vistos? Veja o que pensa o Itamaraty

Bloqueio orçamentário paralisa contas oficiais da embaixada americana e levanta alerta sobre serviços consulares no Brasil.

Foto: REUTERS/Nathan Howard
Foto: REUTERS/Nathan Howard
  • Embaixada dos EUA suspendeu publicações em redes sociais no Brasil.
  • Shutdown ameaça emissão de vistos e passaportes.
  • Itamaraty reagiu e vê ingerência política na crise diplomática.

O impasse político em Washington, que resultou no shutdown do governo Donald Trump, já começa a repercutir fora dos Estados Unidos. A Embaixada e os Consulados americanos no Brasil anunciaram nesta quarta-feira (1º) a suspensão das publicações em redes sociais e admitiram que a emissão de vistos e passaportes pode ser afetada nos próximos dias.

A situação gerou resposta imediata do Itamaraty, que criticou o comportamento da missão diplomática. Nos bastidores, a chancelaria avalia que a interrupção de serviços essenciais pode impactar milhares de brasileiros, ao mesmo tempo em que aumenta a tensão política entre Brasília e Washington.

Redes sociais paradas e impacto direto no Brasil

A embaixada comunicou oficialmente que o bloqueio orçamentário impede a atualização regular de suas contas no X (antigo Twitter) e no Instagram. Segundo a nota, apenas informações urgentes de segurança continuarão sendo publicadas.

Esse anúncio acontece após meses em que os perfis da missão diplomática reproduziam conteúdos críticos a autoridades brasileiras e ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.

Desse modo, o Itamaraty já havia classificado o comportamento como ingerência em assuntos internos e convocado várias vezes o encarregado de negócios americano para explicações.

Serviços consulares ameaçados

De acordo com o comunicado, o shutdown pode atingir em cheio a emissão de vistos e passaportes.

A embaixada disse que os atendimentos já agendados seguirão “enquanto a situação permitir”, sem especificar prazos para possíveis interrupções.

Além disso, o aviso foi replicado pelos consulados no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, responsáveis pelo maior fluxo de pedidos de vistos no Brasil.

Portanto, a incerteza preocupa candidatos que já enfrentam filas históricas para obter autorização de entrada nos EUA.

Washington em crise e reação política

Nos Estados Unidos, diversos órgãos federais suspenderam atualizações de sites e serviços públicos. Até mesmo a Casa Branca reduziu atividades de visitas.

Ademais, o governo Trump atribuiu a responsabilidade pelo shutdown ao Partido Democrata. A porta-voz Karoline Leavitt acusou os opositores de “trair” os americanos e “desligar” o governo.

Para o Itamaraty, no entanto, a crise interna não justifica a paralisação de serviços consulares em países parceiros. Por fim, diplomatas brasileiros avaliam que a medida expõe cidadãos a riscos e dificulta o trânsito de pessoas e negócios entre os dois países.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.