Advent está comprando o controle da Skala Cosméticos, a líder em cremes de tratamento no Brasil.
A Advent se pronunciou e fez o anuncio sobre a compra do controle da Skala Cosméticos, empresa que está presente em 45% dos lares brasileiros e em mais de 40 países, sendo conhecida por ser a companhia de haircare que é líder em cremes de tratamento para cabelos.
O valor da transação não foi revelado, mas inclui um capital de 50% e a operação teve uma parcela primária e outra secundária.
Maria Claudia Lacerda, que controlava a Skala; Antonio Sousa, que foi o CEO da empresa nos últimos oito anos; e Públio Emílio Rocha, um adviser da família, vão continuar como acionistas minoritários, com Antonio assumindo um assento no conselho.
Rafael Patury, sócio da Advent responsável por consumo e varejo, conta que são poucas empresas que apresentam nível de crescimento como o da Skala. Em 2023 a linha viralizou no TikTok por meio de uma influenciadora americana, o que levou a companhia à internacionalização. Segundo Patury, hoje em dia 90% das vendas ainda são do Brasil, porém a taxa de expansão internacional é o dobro da doméstica.
Sobre a Skala
Fundada em 1986 na cidade de Uberaba – Minas Gerais e adquirida em 2005 por Oscar Lacerda, o pai de Maria Cláudia e um grupo de empresários da região.
A marca sempre foi voltada para a base da pirâmide, apostando em produtos veganos destinados à mulher brasileira, que majoritariamente tem cabelos ondulados e cacheados e sempre foi negligenciada pelas multinacionais do setor.
Hoje companhia movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano no Brasil e cresce acima da inflação, a taxas de 7% a 8%. Ela cresce assim muito pela inovação e pelo uso de novos produtos pelas consumidoras.