Notícias

Spotify registra fortes resultados no 1º trimestre de 2022, liderado pelo aumento em 19% dos usuários

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

“Entregamos mais um forte trimestre no primeiro período do ano e quando você exclui o impacto da nossa retirada da Rússia, entramos na fila ou à frente em todas as métricas. Esse desempenho se baseia no impulso que vimos no terceiro e quarto trimestres de 2021, e estou muito satisfeito com a contínua aceleração que estamos vendo no crescimento dos usuários rumo ao segundo trimestre”, diz Daniel Ek, CEO e fundador do Spotify.

Q1 2022 em números:

  • Os assinantes premium cresceram 15% ano a ano para 182 milhões no trimestre, acima dos 180 milhões do trimestre passado. Como compartilhamos no início de março, a saída da Rússia levou a 1,5 milhões de desconexões nesse mercado. O crescimento ficou acima das expectativas e foi auxiliado pelo desempenho superior na América Latina e Europa. Ajustando-se a esse impacto, o crescimento líquido dos assinantes terminou antes do planejado.
  • Os Usuários Únicos Mensais (MAUs) cresceram 19% ano a ano para 422 milhões, o que inclui um benefício não-recorrente de aproximadamente 3 milhões de MAUs. Excluindo esse benefício, o MAU foi de aproximadamente 419 milhões no trimestre, cerca de 1 milhão à frente do previsto. Vimos um desempenho superior na América Latina e no resto do mundo, liderado pela IndonésiaBrasil e México.
  • A receita cresceu 24% no primeiro trimestre para €2.661 milhões (ou 19% ano a ano em moeda constante), e atingimos o nosso maior Q1 para a receita suportada por anúncios (em inglês Ad-Supported Revenue), 11% da receita total.
  • A margem bruta encerrou ligeiramente acima da nossa faixa de orientação, em 25,2%.
  • A receita por usuário (ARPU, em inglês Average Revenue Per User) subiu 6% em base reportada e 3% em moeda constante para € 4,38.
  • Podcasting: No final do Q1, tínhamos 4 milhões de podcasts na plataforma (contra 3,6 milhões no final do Q4 2021). O crescimento no número de MAUs que se dedicavam ao conteúdo de podcasts continuou a superar o crescimento total de MAU, as taxas de consumo de podcasts cresceram em dois dígitos ano a ano, e a participação de podcasts no total de horas de consumo em nossa plataforma atingiu outro recorde histórico. Vimos um aumento de dois dígitos ano a ano em novos podcasts nos principais mercados em crescimento na América Latina e no resto do mundo, com mais de 85% da criação de novos podcasts ocorrendo em nossa plataforma Anchor.