Ataques cibernéticos

Sua casa inteligente pode estar sendo usada para minerar criptomoedas

Hackers na Rússia estão transformando casas inteligentes em "zumbis" para minerar criptomoedas e fazer ataques cibernéticos.

Conteúdo oferecido por

Moedas para hackerar
Moedas para hackerar

Hackers na Rússia estão invadindo dispositivos domésticos inteligentes, como escovas de dente (!), câmeras de segurança e sensores de temperatura, para minerar criptomoedas e realizar ataques cibernéticos. É como se sua casa tivesse sido transformada em um “zumbi” digital, trabalhando para criminosos sem você saber.

A notícia, divulgada pela agência estatal russa TASS, é preocupante. Os hackers estão explorando falhas de segurança nesses dispositivos para criar as chamadas “botnets”. Uma botnet é como um “exército” de dispositivos controlados remotamente por criminosos.

Com esse “exército”, os hackers podem:

  1. Minerar criptomoedas: Usar o poder de processamento dos dispositivos para “fabricar” moedas digitais, como Bitcoin. É como se sua casa estivesse “trabalhando” para gerar dinheiro para os criminosos.
  2. Realizar ataques DDoS: Esses ataques sobrecarregam sites e serviços online, tirando-os do ar. É como se sua casa estivesse participando de um “protesto” digital, mas sem você saber.

Espionagem em casa: sua vida “online” e “offline” em risco

Além de roubar seu dinheiro e poder de processamento, os hackers podem estar de olho em você! Eles podem ter acesso a vídeos da sua câmera de segurança e a dados de outros dispositivos, como sensores de temperatura e até a sua rotina de escovação (sim, até sua escova de dente inteligente pode estar te “dedurando”!).

Com essas informações, os criminosos podem descobrir se você está em casa, rastrear seus hábitos e até planejar invasões físicas. É como se sua vida estivesse sendo “vigiada” 24 horas por dia.

Essa não é a primeira vez que criminosos usam a tecnologia para roubar criptomoedas. Em 2022, um malware (um tipo de vírus de computador) foi encontrado em arquivos de filmes baixados da internet.

Esse malware invadia o navegador Firefox e roubava Bitcoin e Ethereum das vítimas. Ele também podia manipular resultados de busca do Google, minerar criptomoedas em segredo e até redirecionar doações para a Wikipédia.

A notícia é assustadora, mas calma! Você pode tomar algumas medidas para proteger sua casa inteligente:

  • Mantenha seus dispositivos atualizados: As atualizações de software geralmente corrigem falhas de segurança.
  • Use senhas fortes: Nada de senhas fáceis, como “123456” ou “senha”.
  • Verifique as configurações de privacidade: Veja quais dados seus dispositivos estão coletando e compartilhando.
  • Desconfie de e-mails e links suspeitos: Eles podem conter malware.
  • Invista em segurança: Considere usar firewalls e softwares de proteção para sua rede doméstica.
Fernando Américo
Fernando Américo
Sou amante de tecnologias e entusiasta de criptomoedas. Trabalhei com mineração de Bitcoin e algumas outras altcoins no Paraguai. Atualmente atuo como Desenvol