Estudo aponta que em 2022, houve um aumento do emprego direto em todas as regiões, com destaque para região Norte
Segundo o levantamento realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o instituto IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), em 2022, comparado com 2017, houve queda do emprego direto nas regiões Norte de 9,5% e Sudeste de 0,7%, mas em comparação com 2021, o número de profissionais empregados sofreu aumento em todas as regiões do país.
As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste apresentaram crescimento no emprego direto no setor: houve alta de 11,7%, 6,7%, e 1,9% respectivamente.
Quando falamos em Estados, o Sudeste é a principal região do Brasil em termos de fabricantes e empregos, com destaque especial para São Paulo, que abriga 32,8% das unidades produtoras e emprega 38,3% da mão de obra na indústria nacional de artigos para casa. O segundo estado mais relevante na região Sudeste é Minas Gerais, contribuindo com 11,4% das unidades produtoras e 10,1% dos trabalhadores empregados nesse segmento.
Já no Rio Grande do Sul possui a maior representatividade em termos de unidades produtoras, correspondendo a 11,3% do total, e é o segundo mais significativo em relação à mão de obra empregada, com 11,6%. No Nordeste, os estados que mais se destacam nos números nacionais são Bahia, Ceará e Pernambuco, tanto em termos de mão de obra empregada quanto em unidades produtivas.