Notícias

Suzano (SUZB3) inicia operações do projeto cerrado no domingo

A Suzano iniciou neste domingo (21), as operações de sua nova fábrica, o Projeto Cerrado produzirá 2,55 mi de toneladas de celulose por ano.

suzano padrao2024
suzano padrao2024
  • A Suzano anunciou o início de suas operações na nova fábrica de celulose em Ribas
  • O Projeto Cerrado tem capacidade anual de fabricar 2,55 milhões de toneladas de celulose
  • A Suzano também realiza investimentos em inovação e expansão para fortalecer sua posição no mercado

A Suzano (SUZB3) anunciou o início das operações de sua nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, no domingo (21). Nomeada Projeto Cerrado, a unidade tem uma capacidade anual de 2,55 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. A empresa havia previsto anteriormente que as operações começariam em meados de julho.

“A Suzano, seus fornecedores e demais parceiros do Projeto Cerrado trabalharão juntos na fase de rampup iniciada, visando executá-la de forma adequada e conforme planejado”, aponta a Companhia em fato relevante.

A empresa

A Suzano é uma das maiores empresas do Brasil e do mundo no setor de papel e celulose. Fundada em 1924, a empresa lidera a produção de celulose branqueada de eucalipto e papel para diversos usos.Estes, incluindo papéis para impressão e embalagem.

Principais Atividades da Suzano:

  • Produção de Celulose: A Suzano é conhecida por sua capacidade de produção de celulose de eucalipto, que é utilizada em uma ampla gama de produtos. Desde papéis até tecidos não-tecidos e embalagens.
  • Produção de Papel: A empresa, no entanto, fabrica papéis para diversos fins, como papéis para impressão, papéis para embalagens e papéis especiais.
  • Sustentabilidade: A Suzano, contudo, adota práticas de manejo sustentável de florestas e investimentos em tecnologias que minimizam o impacto ambiental. A empresa, assim, tem um compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.
  • Presença Global: Com operações no Brasil e em outros países, a Suzano, dessa forma, tem uma presença significativa no mercado internacional e exporta seus produtos para diversas regiões do mundo.

A Suzano também realiza investimentos em inovação e expansão para fortalecer sua posição no mercado e atender às demandas crescentes por produtos sustentáveis e de alta qualidade.

Ações da Suzano sobem com aquisição nos EUA

Ambas as empresas assinaram um acordo de fornecimento de longo prazo no qual a Suzano continuará a fornecer à Pactiv os produtos atualmente produzidos nas instalações adquiridas.

Na última sexta-feira (12), a Suzano informou que assinou, por meio de uma subsidiária, acordo com Pactiv Evergreen e suas afiliadas. Para aquisição da totalidade dos ativos que compõem as plantas integradas de fabricação de papel cartão revestido e não revestidos.

Segundo informações, as unidades estão localizadas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A capacidade total integrada é de aproximadamente 420 mil toneladas métricas por ano de papel cartão. O preço de aquisição é de 110 milhões de dólares a ser pago em dinheiro, à vista, no fechamento da operação. 

A Suzano informou que, no fechamento da operação, as partes celebrarão contrato de serviços de transição, na qual a Pactiv prestará serviços para a empresa nos ativos adquiridos, e contrato de fornecimento de longo prazo, na qual a Suzano passará a fornecer para a Pactiv os produtos atualmente produzidos em Pine Bluff e consumidos pela Pactiv, que passará a ser um cliente relevante deste novo ativo da Suzano. 

“A operação está alinhada à avenida estratégica de longo prazo da Suzano de ‘Avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva’, proporcionando à companhia a entrada no mercado norte-americano de papel cartão com competitividade e escalabilidade”, afirmou a Suzano 

Os ativos são competitivos e bem posicionados na curva de custo da indústria; têm excelente localização geográfica no que diz respeito à infraestrutura operacional e logística. Com amplo acesso à madeira de baixo custo e representando inclusive opcionalidade futura. E, contudo, a operação que detém a liderança do mercado norte-americano no segmento.