Notícias

Taxa de custódia do Tesouro Selic é zerada

Tesouro Nacional e a B3 zeraram a taxa de custódia para investimentos no Tesouro Selic de estoque até R$ 10 mil.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O Ministério da Economia informou esta semana que o Tesouro Nacional e a bolsa brasileira B3 zeraram a taxa de custódia para investimentos no Tesouro Selic de estoque até R$ 10 mil. Portanto, a taxa de Tesouro Selic foi reduzida de 0,25% para 0% ao ano.

A taxa de custódia é uma tarifa que possui um valor fixo que deve ser pago mensalmente pela guarda das ações que o investidor possui em sua carteira.

A informada redução entrará em vigor no dia 1º de Agosto.

Atualmente, o Tesouro Direto conta com 1,3 milhões de investidores ativos. Com a alteração colocada, um terço desses investidores terá isenção total da tarifa. De acordo com dados informados pelo Tesouro, 53% do total da investidores do programa terão redução de custo.  

Medida para atrair pequenos investidores

Conforme houveram os cortes na taxa básica, o título foi se tornando menos atrativo para o público que buscava opções para reserva de emergência.

A iniciativa foi colocada justamente em um momento em que os investimentos de renda fixa não estão tão atraentes para o mercado. Isso ocorreu porque, anteriormente, investir no tesouro SELIC era uma opção para os pequenos investidores e iniciantes. Tal investimento contava com a facilidade de aplicação e resgate, além do baixo aporte mínimo.

Hoje, a taxa básica de juros está em 2,25% ao ano. Isso ajudou a alavancar os depósitos na poupança que, por sua vez, é isenta de taxas e imposto de renda.

Um dos objetivos da mudança será que as corretoras consigam ampliar a sua base de clientes pessoa física, uma vez que a ideia é atrair os pequenos investidores.

A mudança colocada representa um marco das melhorias e busca por inovações que estão sendo realizadas em conjunto pela B3 e pelo Tesouro.