- As vendas líquidas da construtora Tenda totalizaram R$ 1,02 bilhão no 2T24
- Assim, um aumento de 34,4% em relação ao mesmo período do ano anterior
- A Tenda lançou 14 empreendimentos, dois a menos do que os 16 lançados no mesmo trimestre do ano anterior
As vendas líquidas consolidadas da construtora Tenda (TEND3), que incluem as operações da Tenda e Alea, totalizaram R$ 1,02 bilhão no segundo trimestre de 2024. Representando, assim, um aumento de 34,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isto, conforme revelado na prévia operacional da companhia divulgada na última quinta-feira (11).
Apesar do crescimento nas vendas líquidas, o Valor Geral de Vendas (VGV) dos lançamentos da construtora teve uma ligeira queda de 2,5% em comparação ao segundo trimestre de 2023. Dessa forma, alcançando R$ 940 milhões. Durante esse período, a Tenda lançou 14 empreendimentos, dois a menos do que os 16 lançados no mesmo trimestre do ano anterior.
Focando apenas na marca Tenda, que é o principal negócio da companhia, as vendas líquidas somaram R$ 907,6 milhões. Assim, refletindo um crescimento de 24% em comparação anual. No entanto, os lançamentos sob a marca Tenda registraram um VGV de R$ 830 milhões. No entanto, uma diminuição de 10,8% em relação ao segundo trimestre de 2023.
Essa dinâmica de crescimento nas vendas, apesar da ligeira queda nos lançamentos, evidencia a resiliência da Tenda no mercado imobiliário, mantendo um desempenho sólido em um ambiente competitivo e desafiador.
A empresa
A Construtora Tenda é uma das principais empresas do setor de construção civil no Brasil. Esta, focada especialmente no segmento de habitação popular. Fundada em 1969, a Tenda tem como missão fornecer moradias de qualidade a preços acessíveis. Assim, atendendo principalmente à demanda de famílias de baixa e média renda. A empresa é conhecida por seus projetos que se enquadram no programa habitacional Minha Casa Minha Vida (agora Casa Verde e Amarela), promovido pelo governo federal.
A Tenda atua em diversas regiões do Brasil, desenvolvendo empreendimentos que vão desde casas e apartamentos em áreas urbanas até condomínios fechados. A empresa se destaca por adotar métodos construtivos eficientes, como a construção com estrutura de concreto, que agiliza o processo e reduz custos, permitindo oferecer imóveis a preços competitivos.
A Companhia tem um modelo de negócio voltado para a alta eficiência operacional e um rigoroso controle de custos, o que lhe permite manter uma margem competitiva no mercado de habitação popular. Além disso, a empresa investe em inovação e tecnologia para melhorar continuamente a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.
Direcional (DIRR3) registra aumento de 68% nas vendas no 2T24
As vendas líquidas do Grupo Direcional (DIRR3) alcançaram R$ 1,6 bilhão. Dos quais R$ 1,3 bilhão são atribuíveis à Companhia, representando um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2023. Comparado ao primeiro trimestre de 2024, o crescimento foi de 24%.
Durante o segundo trimestre de 2024 (2T24), a construtora lançou 16 novos empreendimentos e etapas, totalizando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,4 bilhão. Assim, dos quais R$ 1,2 bilhão são atribuíveis à Companhia.
Este valor representa um crescimento de 52% em relação ao trimestre anterior. A velocidade de vendas consolidada, medida pelo indicador VSO (Vendas Líquidas Sobre Oferta), acelerou significativamente no 2T24, atingindo 26%. Dessa forma, o que supera em “470 pontos base” a VSO do trimestre anterior. E, ainda, em 890 pontos base a VSO do mesmo trimestre do ano anterior.
Ao final do 2T24, o VGV em estoque totalizou R$ 4,6 bilhões. Isto, dos quais R$ 3,8 bilhões são atribuíveis à Companhia, correspondendo, portanto, a aproximadamente 14,6 mil unidades.
O banco de terrenos da Direcional atingiu, contudo, um VGV de R$ 39,7 bilhões ao final do 2T24, com R$ 35,6 bilhões atribuíveis à Companhia. Refletindo, no entanto, um potencial de desenvolvimento de cerca de 195 mil unidades.