A Tupy (TUPY3) anunciou importante comunicado junto ao mercado e aos seus acionistas. Isto é, a empresa celebrou, nesta segunda-feira (18), com a Navistar International Corporation, subsidiária da Traton, um importante contrato. Ou seja, o contrato é para aquisição de 100% dos ativos e negócios da International Indústria Automotiva da América do Sul (MWM do Brasil).
Assim sendo, o preço de aquisição é de R$ 865 milhões. Isto é, representando, aproximadamente, 4,0x o Ebitda da MWM em 2021, pagos após a conclusão do negócio, o qual estará sujeito a ajustes de preços comuns a este tipo de operação.
Nesse sentido, a receita líquida da MWM do Brasil foi de aproximadamente R$ 2,688 bilhões em 2021. Desse modo, a companhia é referência em montagem, usinagem e teste de motores, além de fornecer serviços de valor agregado.
Assim sendo, a MWM fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura, tendo entre seus clientes líderes da indústria brasileira, europeia e norte-americana de caminhões, ônibus e máquinas.
Segundo a Tupy, esse tipo de negócio apresenta baixa necessidade de investimentos em ativos fixos e capital de giro.
Portanto, a empresa convocará Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para aprovar a transação. Ou seja, ocasião em que informará aos seus acionistas acerca de eventual direito de recesso.
Logo, a Tupy também informa que recebeu, nesta segunda, comunicação do BNDES Participações – BNDESPar e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, titulares de ações de emissão da companhia representativas de 28,19% e 24,84% do seu capital social, respectivamente, comprometendo-se, em caráter irrevogável e irretratável, a aprovar a operação em AGE.