O governo ucraniano lançou na segunda-feira um site em parceria com as empresas de criptomoedas FTX e Everstake.
O site tem o objetivo de canalizará doações para o banco central da Ucrânia enquanto combate uma invasão devastadora da Rússia.
No site “Aid for Ukraine“, os usuários atualmente podem oferecer doações em 10 criptomoedas, incluindo Bitcoin, Ether, Tether bem como Dogecoin.
“As criptomoedas desempenham um papel significativo na defesa da Ucrânia”.
Disse Oleksandre Borniakov, vice-ministro de Transformação Digital da Ucrânia, em comunicado.
“Os ativos de criptomoeda provaram ser extremamente valiosos para facilitar o fluxo de financiamento para cidadãos e soldados ucranianos e para aumentar a conscientização e o interesse do público global”.
Acrescentou.
A empresa de criptomoedas Everstake, uma das maiores da Ucrânia, permitirá que os usuários possam fazer doações em outras criptomoedas além das listadas no site.
Além disso, o site também planeja adicionar a capacidade de doar tokens não fungíveis (NFTs) no futuro.
A plataforma de câmbio FTX, com sede nas Bahamas, fundada pelo bilionário americano Sam Bankman-Fried, converterá os fundos doados em dólares e os encaminhará para o Banco Nacional da Ucrânia.
A plataforma de câmbio de criptomoedas ucraniana Kuna também faz parte da iniciativa.
No site “Aid for Ukraine“, um rastreador mostrou que, às 02:30 GMT de terça-feira (23h30 de segunda-feira no Brasil), quase US$ 49 milhões haviam arrecadados de uma meta de US$ 200 milhões.
O dinheiro será usado para apoiar os militares ucranianos, bem como os civis “que precisam urgentemente de assistência humanitária”, disse a parceria no comunicado.