A B3 anuncio na manhã desta segunda-feira (18) a mais nova composição do principal índice da bolsa de valores brasileira. Descubra agora o que muda!
Assim, segundo comunicado da companhia responsável pela gestão da infraestrutura do mercado de valores brasileiro, o índice ibovespa manterá sua composição inalterada na comparação com o anunciado em 1° de Abril. Desse modo, a inclusão das ações SLC Agrícola (SLCE3) segue de pé. No entanto, a prévia anunciada hoje conta com uma alteração de peso da ação na composição, que agora seguirá com peso de 0,215%, ao contrário dos 0,216% anunciados anteriormente.
A última prévia para a composição do índice está prevista para o dia 28/04.
O que é a Ibovespa?
Primeiramente, para os que caíram de paraquedas no mercado financeiros, vamos relembrar exatamente o que é a Ibovespa. Você já deve ter ouvido por aí que o Ibovespa caiu ou subiu e até confundido o índice com a antiga BM&F Bovespa, que é a denominação da Bolsa de Valores de São Paulo e hoje leva o nome de B3. Além de, com certeza, já ter se deparado com a ação BOVA11 no home broker, que nada mais é do que um fundo que replica exatamente a composição do índice.
Mas afinal, o que é Ibovespa? Assim como o Dow Jones é o índice mais importante da Bolsa de Nova York, o Ibovespa é o principal índice da Bolsa Paulista e calcula a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3.
Desse modo, as ações que fazem parte do índice possuem a maior taxa de liquidez da bolsa, pois são as mais visadas pelos investidores. No outro lado da moeda, somente as empresas de importância e relevância do mercado brasileiro possuem o destaque necessário para compor o índice.