Na última sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a mineradora Vale (VALE3) assinou acordo importante. Isto é, com o governo de Minas Gerais e os Ministérios Público Estadual e Federal. Assim sendo, a empresa assinou um Termo de Compromisso firmando prazo para eliminar suas barragens a montante.
Dessa forma, segundo a própria empresa
“O acordo traz mais segurança jurídica e técnica para o processo de descaracterização das 23 barragens a montante da empresa em Minas Gerais”
destaca a Vale
Diante disso, a Vale contribuirá com um valor de R$ 236 milhões para investimentos em projetos sociais e ambientais, a serem desembolsados ao longo de oito anos. Além disso, a companhia afirmou que “acompanha as atualizações na legislação junto com o setor e órgãos competentes e seguirá cumprindo integralmente as determinações legais sobre o tema”
Ações da vale bem-vistas no mercado
O banco Itaú BBA reiterou ao mercado seu otimismo com as ações da Vale. Diante disso, os principais pontos que sustentam a tese do banco consistem em fatores macroeconômicos e específicos da companhia. Isto é, a perspectiva positiva para o preço das commodities, protagonizado por estímulos na China.
Sob essa perspectiva, o setor de construção civil chinês, grande consumidor de aço é o principal fator que deve beneficiar a empresa.
Além disso, devido a cadeia de suprimentos ainda não se recuperar totalmente, com uma oferta reduzida, favorecendo diretamente a Vale. Nesse sentido, o banco afirma que as ações da companhia devem chegar a R$100 até o fim do ano de 2022, com upside de mais de 17%.
Por fim, confira o comunicado oficial da Vale (VALE3) sobre o processo de eliminação de suas barragens a montante.