Notícias

Vale (VALE3): empresa fecha 2021 com números históricos, diz Inter Research

O Inter Research afirma que o ano de 2021 para a Vale foi acima das expectativas, e classifica o ano da empresa como histórico. Confira a seguir.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A Vale (VALE3) apresentou seu último resultado trimestral referente a 2021 e impressionou o mercado com seus números. Diante disso, o Inter Research afirmou ser um “ano histórico” para a companhia.

Nesse sentido, a empresa concluiu 2021 superando diversas projeções e estimativas. Isto é, a Vale apresentou receitas 11% superiores as estimativas do Inter Research, por exemplo.

Além disso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, na sigla em inglês), superou em 4% a estimativa.  Sendo assim, estes indicadores corroboram o otimismo e o cenário favorável para a companhia.

De acordo com os analistas da equipe de Research do Inter, outros aspectos fortalecem a as visões positivas para Vale

“A companhia volta a dar destaque e maiores detalhes de sua operação de Metais Básicos, importante driver de valor”.

destacam os especialistas

Outros aspectos positivos da Vale

Ainda em relação aos pontos positivos da companhia, uma agenda ESG, além dos indicadores financeiros, e também os maiores volumes de minerais ferrosos negociados contribuem para a empresa.

Vale e seu relatório de produção e vendas

Além disso, a Vale divulgou seu relatório de produção e vendas recentemente. Isto é, esses dados são referentes ao quarto trimestre de 2021, Além disso, essas informações contém estimativas e perspectivas futuras para a companhia.

Nesse sentido, a Vale reportou uma produção de 82.473 mil toneladas métricas de minério de ferro no quarto trimestre. Desse modo, esse montante é 2,4% inferior ao mesmo período de 2020 e 7,8% abaixo do reportado no 3º trimestre de 2020. 

Contudo, no acumulado do ano passado, a produção subiu 5,1%.

WhatsApp Image 2022 02 11 at 08.26.52 1

Guidance de produção

Ainda sobre o relatório, a Vale informou as suas estimativas e expectativas de produção de minério de ferro, níquel, cobre e pelotas.

Em 2021, a empresa encerrou o período com cerca de 340 Mtpa de capacidade de produção de minério de ferro e espera atingir 370 Mtpa até o fim de 2022.

Diante disso, a mineradora estima produção de 320-335 mil toneladas (Mt) neste ano, enquanto para pelotas a projeção é de 34-38 Mt.

Além disso, para níquel, a empresa informou que a projeção (guidance) é atingir entre 175-190 kt no consolidado de 2022. Já para o cobre, a projeção é de 330-335 no acumulado de 2022.