- A fabricante chinesa comprou 852 hectares em Minas Gerais, iniciando sua incursão no setor de mineração de lítio no país
- A flexibilidade nas exportações e a mineração tradicional tornam o Brasil um local atrativo para grandes investidores no setor de minerais
- Especialistas estimam que a produção no setor de mineração pode demorar até 15 anos para se tornar viável economicamente
A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD deu um grande passo em sua estratégia de expansão no Brasil ao adquirir, no final de 2023, os direitos minerários sobre dois lotes ricos em lítio.
Essa aquisição marca a entrada da empresa no setor de mineração em seu maior mercado fora da China. E, assim, sinaliza sua intenção de garantir o acesso a minerais estratégicos necessários para a produção de baterias e veículos elétricos.
A aquisição da BYD no Brasil
A aquisição de direitos minerários pela BYD, através da sua subsidiária Exploração Mineral do Brasil, foi um movimento decisivo para a companhia no setor de mineração.
Criada em maio de 2023, a subsidiária começou a prospectar as áreas de lítio no Estado de Minas Gerais, região famosa por suas reservas minerais e que já é conhecida como “Vale do Lítio”.
Os dois lotes adquiridos pela BYD somam 852 hectares. E, contudo, ficam próximos ao novo projeto da fábrica da empresa na Bahia. Além de estarem vizinhos de áreas de propriedade da Atlas Lithium, uma mineradora listada nos EUA.
A importância estratégica da aquisição
A movimentação da BYD vem em um momento em que o Brasil se torna um ponto de interesse para potências globais, como Estados Unidos, Arábia Saudita e China, que disputam o acesso a minerais estratégicos.
Ao contrário de outros países da América Latina, o Brasil manteve uma postura mais aberta e flexível em relação à exploração e exportação do lítio. No entanto, o que atraiu grandes empresas do setor.
A presença da BYD no país se soma a negociações já realizadas com outras mineradoras brasileiras, como a Sigma Lithium, maior produtora de lítio do Brasil, no ano passado.
O lítio brasileiro, extraído de depósitos de rochas, oferece vantagens em relação à extração de lítio das salinas de outros países, como Argentina, Bolívia e Chile. O método de mineração tradicional no Brasil tende a ser mais simples e econômico. Assim, o que coloca o país em uma posição estratégica na cadeia de produção de baterias para veículos elétricos.
Desafios e perspectivas
Apesar de ser um passo significativo, a aquisição dos direitos minerários pela BYD no Brasil ainda está em fase de pesquisa. A mineradora chinesa contratou a Minagem Geologia e Mineração, uma empresa brasileira especializada em pesquisa mineral, para iniciar os estudos na área.
No entanto, especialistas afirmam que projetos de mineração no Brasil podem levar de oito a 15 anos até que comecem a produzir. Ainda, caso sejam considerados viáveis economicamente.
A BYD também está se estabelecendo no Brasil com o objetivo de aumentar sua produção de carros elétricos. A montadora já investiu em um novo complexo fabril na Bahia, com capacidade de produzir até 150.000 veículos elétricos por ano.
A localização estratégica de seus projetos de mineração e de produção de veículos no Brasil faz parte de uma estratégia de verticalização, garantindo o fornecimento de matérias-primas essenciais para suas operações.